Os resultados do final de semana passado não ajudaram, e o Pinheiros está bem perto de se despedir do Estadual Série A da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) logo na primeira fase. Na próxima quarta-feira, dia 5, às 15h, no estádio Pinheirão, pela última rodada da primeira fase, o alvi-verde recebe o Progresso, de Pelotas, e a vitória somente não basta. O Pinheiros terá que golear por 11 a 0, além de torcer para que o Esportivo, de Bento Gonçalves, não passe de um empate com o Sesc, em Porto Alegre.
De folga no último final de semana, o Pinheiros assistiu a surpreendente vitória do Cruzeiro, de Cachoeirinha, sobre o Brasil, em Pelotas, por 2 a 1, resultado que praticamente elimina o alvi-verde do Estadual. Isso porque, o Cruzeiro, com a vitória, foi aos 16 pontos e abriu três do Pinheiros. Além disso, o saldo de gols do clube de Cachoeirinha é bem melhor, de quatro gols negativos, enquanto o do Pinheiros é de 14 negativos. Por isso, além da vitória contra o Progresso, o Pinheiros terá que tirar esta diferença de 10 gols. Não bastasse a obrigação de golear, o Pinheiros terá que torcer por um empate ou derrota do Esportivo para o Sesc, em Porto Alegre. Se vencer, o Esportivo vai a 18 pontos e fica com a última vaga do grupo B na segunda fase.
Ainda no final de semana passado, pela penúltima rodada, o Internacional, em Bento Gonçalves, venceu o Esportivo por 3 a 0. O Caxias, em casa, perdeu por 2 a 1 para o Sesc. E o Progresso, em Pelotas, foi goleado pelo São José, de Porto Alegre, por 3 a 0.
Para quarta-feira, o Pinheiros não terá o ala João Vítor e o volante Luís Fernando, suspensos. O técnico Francisco Bellini, o Chiquinho, disse que “sabemos que a nossa tarefa é muito complicada, até por ser contra um dos líderes, mas nosso principal objetivo é vencer e terminar o campeonato bem, de forma digna. O jogo está sendo encarado com muita seriedade, pois temos o objetivo de encaixar alguns atletas em outros times, já que temos três meninos bem encaminhados, por isso a importância do jogo”.