O empresário Cláudio Bayer iniciou no ramo de lancheria em junho de 1994, após a saída do quadro de funcionários da empresa SETA. Ele comprou o ponto situado na rua Sete de Setembro, que tinha o nome de Panelão e era de propriedade de José Luís Nunes da Cruz, o Batata, que é dono de tradicional restaurante em Taquari. O ponto era um antigo trailer, com 16m² de área para a colocação das mesas.
Cláudio iniciou o trabalho com a ex-esposa, Lisete Seixas, e o sogro, Mílton Seixas. Trabalharam os três por um curto período. Após alguns meses, com aumento das vendas, conta Bayer, houve a necessidade de contratar mais uma funcionária.
No início, eram servidos cachorro-quente, cinco tipos diferentes de xis-burguer e bebidas. Logo ampliou para diversos sabores. Com o início das tele-entregas, o quadro de funcionários aumentou para cerca de seis pessoas. Mais tarde foi oferecido bufê de sorvetes, passando para sorvete expresso. Por um período houve a venda dos lanches e somente picolés.
Com o aparecimento dos canais digitais, no final da década de 1990, o espaço passou a transmitir os jogos dos campeonatos Gaúcho e Brasileiro. “Foi um sucesso, ficava superlotado. Naquela época, usávamos todo o espaço do local, mais a calçada, praticamente fechávamos a rua em frente”, conta Cláudio.
As mudanças ao longo dos 24 anos
Conforme Bayer, de 1994 a 2010, foram feitos vários investimentos na infraestrutura. A primeira mudança significativa foi a troca dos cepos de eucalipto que eram utilizados como mesas e cadeiras e a colocação de grades, toldo e sanitários.
Por volta de 2010, começou uma grande reforma que originou o estabelecimento atual, passando a 300m². A obra durou dois anos e, neste período, além de uma grande variedade de sabores de lanches, o estabelecimento passou a oferecer pizzas.
Estima-se que, em 24 anos, mais de 100 funcionários passaram pelo estabelecimento. Hoje, são oito fixos, com reforços nos finais de semana, além do proprietário, que trabalha a frente das pizzas. São funcionários: Marilis D’Ávila, Bruna Sehn, Gisele Vargas, Luís Henrique Souza, Josiane Godoy, Sabrina Figueiró, além de Deivid Borba Nunes que trabalha como motoboy desde 2004.
A direção é de Cláudio Bayer e Márcia Vargas, entre idas e vindas, está há 12 anos na empresa.
Hoje a Empresa Bayer Lanches e Pizzas possui em seu cardápio mais de 42 sabores de pizzas servidas a la carte, cachorro-quente, sanduíches, torradas, sanduíches quentes e frios, torre de batata-frita e xis burguer que, em 2018, inovou com mais oito novos sabores, totalizando 46.
Para o futuro, primando pela qualidade dos produtos oferecidos, a ideia é implantar novos sabores de pizzas, além de mais um novo sabor especial de xis e de torre de batata-frita, tudo para 2019.