O quarto volume do livro “Nomes que Fizeram a Imprensa Gaúcha” traz o taquariense Plínio Saraiva entre os 10 biografados. A obra foi lançada pela editora Athos na quarta-feira, 18 de julho, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Plínio Saraiva dedicou boa parte de sua vida ao trabalho no jornal O Taquaryense, o segundo mais antigo do Rio Grande do Sul e o único a utilizar, até os dias atuais, a tipografia. Plínio foi redator do semanário da década de 1940 a 2004, quando faleceu aos 101 anos, no dia 10 de agosto, era na época o jornalista mais antigo em atividade no estado.
A filha de Plínio, Flávia Saraiva Dias, esteve no lançamento do livro, recebendo a homenagem para o pai. “É um justo reconhecimento ao trabalho abnegado de nosso amado jornaleiro, como ele mesmo fazia questão de ser chamado. Papai se dedicou intensamente a O Taquaryense até os 101 anos, sem jamais medir esforços e sacrifícios. Amava o jornal como amava Taquari, sua pátria”, declarou Flávia.
Além do taquariense, são homenageados no livro Bira Valdez, Celito de Grandi, Clóvis Duarte, Danilo Ucha, Jayme Copstein, Jose Abraham, Paulo Sant’Ana, P.F. Gastal e Tatata Pimentel. A pesquisa o texto da publicação foram feitos pelo jornalista e editor de Economia do Jornal do Comércio, Marcelo Beledeli e sua equipe.
