A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro divulgou os indicadores de Educação, Saúde, Emprego e Renda e Desenvolvimento Municipal de todos os municípios brasileiros, com base em informações do ano 2016. Segundo o levantamento, Tabaí tem o tereiro pior resultado na Educação, num comparativo entre 37 municípios do Vale do Taquari. Para o estudo, são utilizados dados oficiais dos ministérios da Educação, Saúde, e Trabalho e Emprego.
Numa escala de 0 a 1, o município atingiu 0.7315 em Educação, ocupando a 413ª posição no Rio Grande do Sul e 3.578ª no Brasil. Segundo o analista de Estudos Econômicos do Sistema Firjan, Rafael Veríssimo, a cobertura de atendimento em Educação Infantil foi o principal fator que levou ao baixo índice do município. “Tabaí teve um índice de 48,1% de atendimento na Educação Infantil, longe das metas definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que é de universalizar a educação infantil na pré-escola”, informou o analista.
Já na Saúde, Tabaí teve um índice melhor, com 0.8977, considerado como alto desenvolvimento. No entanto, fica na 26º posição no Vale, tendo em vista que a região tem bons indicadores nesta área, sendo que 11 municípios estão entre os 100 melhores do Brasil em Saúde. O município de Ilópolis, no Vale, tem a melhor Saúde do Brasil.
O índice de Emprego e Renda de Tabaí foi de 0.4984, sendo o 20º no Vale, 270º no estado e 1.954º no país.
Além destes três indicadores, a Federação apresenta o índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que consiste na média das notas de Educação, Saúde, Emprego e Renda. O IFDM de Tabaí foi 0.7092, o 28º no Vale, 318º no Rio Grande do Sul e 1.943º no Brasil.