Técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) apresentaram, na terça-feira, 26 de junho, durante a reunião-almoço, na Striatus, promovida pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o programa Crescer Taquari.
Durante um mês, os técnicos visitaram 41 micro e pequenas empresas locais para realizar um diagnóstico visando a alavancar o desenvolvimento empresarial. No atendimento especializado do Sebrae, os técnicos buscaram identificar as principais oportunidades pelos itens gestão financeira, processos de produção, planejamento, percepção e participação de mercado e gestão de pessoas.
O programa é uma parceria entre o CDL, Prefeitura de Taquari e Sebrae. Conforme dados apresentados no evento, o grau de maturidade de gestão da maioria das empresas analisadas pelo Sebrae está na faixa de até 50%. Outras 15 empresas enquadraram-se entre 51% a 70%, e apenas uma na de 71% a 100%.
Na segunda etapa do programa, serão ofertados cursos de qualificação gratuitos para as empresas que participaram do diagnóstico e com custo para as demais empresas interessadas. Serão 11 capacitações, entre palestras, workshops, oficinas e cursos, a serem realizados entre os dias 10 de julho e 26 de novembro, nas áreas de organização, inovação, mercado e vendas, empreendedorismo, finanças, pessoas, leis e normas. A Prefeitura custeará 50% das capacitações, o Sebrae 40% e a CDL 10%. Os participantes do projeto podem contar com serviço de consultoria, com custos variáveis de acordo com a demanda da empresa.
Conforme o técnico da gerência regional Vales do Taquari e do Rio Pardo, Clóvis Alberto Glesse, o município é o primeiro da região a realizar o programa em decorrência do interesse das entidades parceiras.
Ações empreendedoras no município
Durante a reunião-almoço, o vice-prefeito André Brito apresentou as ações realizadas pela prefeitura em parceria com o Sebrae, que iniciou em agosto de 2015.
As primeiras ações foram a nomeação de dois Agentes de Desenvolvimento. Funcionários da prefeitura foram treinados para ser elo entre o Sebrae e a Administração em todos os projeto e a capacitação de servidores para realização de projetos de desenvolvimento. Em outubro de 2015, foi implementada a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e, em dezembro, inaugurado o Espaço do Empreendedor. No ano seguinte, o Município recebeu o selo de Prefeitura Empreendedora e, em 2017, o prêmio de Implantação de Políticas Públicas de Desenvolvimento, concedido a 30 das 496 prefeituras do Estado;
Em junho deste ano, foi lançado o projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos. Serão 1.200 alunos da rede municipal de ensino, de 1° ao 9° ano, que participarão do projeto, a partir de agosto. O Sebrae escolheu 30 municípios no Estado para implementar o programa.