O Pinheiros conquistou, no último domingo, um resultado importante na luta pela classificação à segunda fase do Estadual Juvenil Série A da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Num duelo de 12 gols, o alvi-verde derrotou o Caxias por 7 a 5, foi aos nove pontos e abriu o returno dentro da zona de classificação. Amanhã, às 15h, no Pinheirão, o Pinheiros recebe o Esportivo, de Bento Gonçalves, pela segunda rodada do returno.
Buscando a reabilitação no Estadual, depois de duas derrotas consecutivas, para São José e Progresso, o Pinheiros foi a Caxias, no último domingo, atrás dos três pontos contra o Caxias para entrar na zona de classificação, da qual estava fora desde a primeira rodada. E foi o que conseguiu. O confronto foi totalmente atípico, com 12 gols e sobre um gramado pesado devido à chuva.
Na primeira etapa, os donos da casa começaram melhor e, se aproveitando de falhas na marcação e de um começo sonolento do Pinheiros, abriram 2 a 0 no marcador. Aos quatro minutos, o volante Fornari fez 1 a 0 para o Caxias. O Pinheiros nem havia se refeito do primeiro gol quando, aos cinco minutos, o centroavante Brandão ampliou para o Caxias, 2 a 0.
Porém, numa tarde muito inspirada do setor ofensivo, o Pinheiros não se abateu, demonstrou poder de reação e virou o placar. Aos oito, o centro-avante Ryan, um dos últimos reforços do alvi-verde, descontou em 2 a 1. Aos 23, Willian empatou para o Pinheiros e, aos 36, o mesmo Willian fez o gol da virada do Pinheiros, 3 a 2.
Mas jogando em casa, o Caxias foi atrás do prejuízo e conseguiu o empate novamente, aos 39 minutos, com o centroavante Brandão, mais uma vez, 3 a 3.
Porém, a igualdade durou pouco tempo, pois um minuto depois, antes do intervalo Luís Fernando colocou o Pinheiros à frente novamente no marcador, 4 a 3, placar da etapa inicial.
Segunda etapa
de supremacia
do Pinheiros
No segundo tempo, o Caxias voltou em cima buscando o empate, mas a tarde era do Pinheiros, que foi às redes e aumentou o placar, aos quatro minutos, com Ryan, que marcou o seu terceiro gol em dois jogos pelo alvi-verde, 5 a 3. O Caxias tentou uma reação e, aos oito minutos, descontou com Denílson, 5 a 4.
Desesperado atrás de um novo empate, o Caxias se atirou ao ataque, o Pinheiros se aproveitou dos espaços e abriu vantagem. Aos 17 minutos, o meio-campista João Vítor fez mais um para o Pinheiros e, aos 39, Krigor fechou para o alvi-verde de Taquari, 7 a 4.
Porém, antes do apito final, aos 41, com Denílson, mais uma vez, o Caxias ainda fez mais um, 7 a 5, placar final.
Esta foi a primeira vitória fora de casa do Pinheiros e a segunda na competição. O Caxias, que já havia perdido em casa para o Internacional, sofreu o segundo revés no Estadual.
Depois de oito rodadas, Pinheiros volta ao G6
Com a vitória, o Pinheiros entrou na zona de classificação, o que não conseguia desde a primeira rodada, quando empatou com este mesmo Caxias, no estádio Pinheirão, em 1 a 1, no dia 7 de abril. Agora, o alvi-verde soma nove pontos e ocupa a sexta colocação, um ponto à frente do Cruzeiro, de Cachoeirinha, que soma oito pontos e, hoje, é o sétimo. O líder é o Internacional, com 22 pontos. O São José, de Porto Alegre, com 18 pontos, é o segundo colocado, enquanto o Progresso, de Pelotas, é o terceiro, com 16. O Esportivo, de Bento Gonçalves, com 11 pontos, é o quarto e o Caxias, com 10, é o quinto. O Brasil, de Pelotas, caiu para a oitava colocação, com sete pontos e o Sesc, de Porto Alegre, sem somar pontos ainda, é o lanterna da chave B.
No último final de semana, além da vitória do Pinheiros sobre o Caxias, pela chave B, o Esportivo, em Bento Gonçalves, ficou no 0 a 0 com o São José, de Porto Alegre. E na quinta-feira, dia 7, em partida recuperada da oitava rodada, o Cruzeiro, em Cachoeirinha, empatou em 2 a 2 com o Brasil, de Pelotas.
De olho na quarta colocação, Pinheiros recebe, amanhã, no Pinheirão, o Esportivo
Amanhã, às 15h, no estádio Pinheirão, o Pinheiros recebe o Esportivo, em partida que pode deixar o alvi-verde mais perto de uma das seis vagas da próxima fase do Estadual, além de melhorar bastante a condição do clube na tabela. Se vencer, o Pinheiros pode encerrar o final de semana entre os quatro primeiros, abrindo vantagem sobre os demais adversários que, hoje, estão fora da zona de classificação. Para esta partida, o técnico Francisco Bellini, o Chiquinho, não poderá contar com o zagueiro Thalis, que recebeu o terceiro amarelo contra o Caxias.
O Esportivo não traz boas recordações ao Pinheiros. No primeiro encontro de ambos, no dia 14 de abril, pela segunda rodada, em Bento Gonçalves, o alvi-verde fez o seu pior jogo neste Estadual e foi goleado por 5 a 0.
Ainda neste final de semana, pela chave B do Estadual, mais três jogos completam a segunda rodada do returno. Em Pelotas, o Progresso recebe o Caxias. O Sesc, em Porto Alegre, encara o Cruzeiro, enquanto o São José, em Porto Alegre, recebe o Brasil, de Pelotas.