Um grupo de alunos da Escola Municipal Edgar da Rosa Cardoso acompanhou a sessão do Legislativo, na segunda-feira, 25 de junho, para apresentar o projeto Deputado por Um Dia, que será realizado na Assembleia Legislativa.
Os professores envolvidos na iniciativa falaram na tribuna sobre projeto, que teve a primeira etapa quando a escola se inscreveu para participar. O educandário foi um dos escolhidas pela organização e recebeu, em 17 de maio, orientadores da Assembleia Legislativa que falaram sobre os novos passos do projeto.
Cerca de 20 alunos de 7º a 9º ano que tinham interesse em participar se inscreveram, mas apenas 11 vagas foram oferecidas, de acordo com as regras do projeto. A escola selecionou participantes, analisando os critérios de comprometimento, notas e comportamento. O primeiro passo dos estudantes foi criar um partido fictício e um projeto de lei que trate de um tema novo, viável e aplicável em qualquer instituição de ensino. Os estudantes do Partido Educacional Social (PES) criaram o projeto de lei que institui a Semana Estadual do Uso das Novas Tecnologias na Promoção da Educação, a ser realizada em outubro. “A tecnologia por si só não é capaz de transformar a prática, devendo ser usada de modo contextualizado”. A matéria sugere a capacitação de professores, alunos e comunidade em geral para o uso das tecnologias.
A proposição será apresentada no dia 13 de agosto de 2018, na Assembleia Legislativa. A programação inicia pela manhã, com a recepção, e à tarde ocorrerá a sessão, com as despesas de alimentação e transporte custeadas pela Assembleia. “Será um experiência única na vida deles”, destaca a vice-diretora da escola e coordenadora do projeto, Silvana Maria Kolling. Um grupo de pais está se organizando para acompanhar o evento.