A Escola Estadual de Ensino Fundamental Clotilde Braga, situada na Avenida Rio Branco, no Bairro Praia, encerrou suas atividades na tarde de ontem. O educandário funcionava há 57 anos.
Na terça-feira, a 3ª Coordenadoria Regional de Educação reuniu-se com professores, funcionários e pais de alunos para tratar sobre o cessamento dos trabalhos na instituição. No encontro, os pais puderam escolher a escola que seus filhos irão frequentar no próximo ano letivo e tiveram as vagas asseguradas. Eram 32 alunos que estavam matriculados na Clotilde Braga, dividos em quatro turmas multisseriadas. Eles irão para o Pereira Coruja, Nardy de Farias Alvim e La Salle.
O coordenador pedagógico da 3ª CRE, Fábio Mallmann, ressaltou que o pequeno número de alunos limitava as ações pedagógicas e extracurriculares da escola, como viagens de estudo, jogos estudantis e gincanas. “O mundo exige experimentação e pesquisa. As circunstâncias levaram a escola a não conseguir executar o seu trabalho de forma ideal, deixando abaixo o seu desempenho”, explica Mallmann. Para ele, o encontro com a comunidade escolar foi muito democrático. “Todos puderam falar e entenderam os motivos para o fechamento da escola”, considerou.
Para a diretora, Hélia Maria da Silva, o desfecho da história também foi satisfatório. “Dentro da realidade que nos foi colocada, o melhor foi feito. Todos os alunos terão vagas garantidas em outras escolas e os professores também. O que mais queríamos, que o prédio não fosse abandonado, será feito. O colégio tem um espaço muito bom e vai ser utilizado para um fim que a comunidade também precisava”, diz Hélia Maria.
Instalações devem ser utilizadas por creche
O prédio da Clotilde Braga, de propriedade do Governo Estadual, deve ser cedido ao município. A Prefeitura pretende instalar uma creche no local. A escola de educação infantil deve atender crianças de 4 e 5 anos. Esta creche municipal, inicialmente, seria instalada em parte do prédio do antigo Idesc, no Caieira, mas será transferida para o prédio da Clotilde Braga, que oferece melhor estrutura e segurança para as crianças.