Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdagro) realizaram a última reunião do ano na sexta-feira, 11, no salão de festas do Esporte Clube Pinheiros. Na ocasião, estavam presentes os novos representantes das comunidades no próximo ano, como Flávio Palagi, do Caramujo; Leandro Medeiros, do Rincão de Cima, e Clóvis Bavaresco, do Sindicato Rural de Taquari. Foi tratado também sobre a eleição para o presidente do colegiado do próximo ano.
Os integrantes do Conselho interessados em concorrer deverão entregar a composição da chapa até o dia 10 janeiro para a atual presidente, Ana Maria da Rosa. O conselheiro do Rincão de Cima, Leandro Medeiros, lançou-se canditado a presidente e justificou: “Me coloquei à disposição e vocês vão me perguntar: por que o Leandro tá se candidatando? Vou responder que vim para a gente reerguer a agricultura familiar. Vejo grande dificuldade de assessoria e podemos conquistar muito mais, que acabamos não conquistando porque joga pra cá, joga pra lá”.
A fala do representante seguiu em um tom de crítica à secretaria da Agricultura. Ele disse que os produtores não tiveram o apoio da prefeitura na distribuição de adubo. “Implorando para conseguir uma carga de esterco. Fiz uma parceria para trazer esterco, e hoje estão distribuindo. O pessoal fez reunião, reunião. Existe data de validade”, comentou Medeiros, afirmando que tem uma lista de pessoas que não ganharam o adubo e que as ações precisam ser mais ágeis.
Ele foi interrompido pelo secretário da Agricultura, Romacir Martins: “Quem se credenciou na secretaria, tá recebendo. Não fica dizendo o que não é”, acrescentou Martins, citando os nomes dos produtores que ganharam o adubo.
“Conseguimos atingir um índice de 85% dos pedidos”
A presidência do Conselho abriu um espaço para algumas entidades falarem sobre o trabalho do ano. O secretário Romacir Martins disse: “A secretaria, hoje, através do Comdagro, se sente mais fortalecida. Através do Comdagro conseguimos grandes avanços, como o transporte do milho adquirido do Conab, de adubo e calcário, vacina da brucelose, avanço no atendimento de preparação de terra. Conseguimos atingir um índice de 85% dos pedidos. Temos deficiência na entrega de saibro, a demanda é grande, assim como máquina retroescavadeira, que foram atendidos 30% dos pedidos. A implantação da feira municipal, que foi uma grande conquista de vocês, do Conselho, que está sendo um sucesso”, afirmou.
Milho Conab – Os conselheiros aprovaram a solicitação dos agricultores Everton Rodrigo Khun, de Amoras, e Leni Garcia Alves, de Júlio de Castilhos, para adquirir milho através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).