A estudante do 7º ano do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, Alessandra Brandão da Silveira, 13 anos, conquistou a medalha de Bronze na 11ª edição da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ela receberá a premiação em uma cerimônia em Porto Alegre, em data a ser divulgada, junto dos outros 246 alunos gaúchos que também obtiveram o bronze. No Estado, foram 45 ouros, 88 pratas e 2.362 menções honrosas.
Esta foi a segunda vez que a aluna participou da competição. No ano passado, nem se classificou. “Não me empenhei muito porque acreditava que não tinha chance”, conta. Mas neste ano, depois do estímulo da mãe, a cabeleireira Lílian Lopes Brandão, ela se dedicou mais. “Minha mãe falou que sou boa em matemática e acabei conseguindo a medalha”, comemora.
A estudante, que gosta de Português e Matemética, diz que não fez horas-extras de estudo e que aplicou na prova apenas o conhecimento adquirido em sala de aula. Porém o resultado a surpreendeu. “Achei que não iria passar na segunda fase porque eu nunca passo em nada”, afirma. Depois de ter participado das duas fases da olimpíada, ela diz que as etapas foram fáceis. “Achei bem fácil a primeira prova. A segunda não tava tão difícil, mas também não era tão fácil”, avalia.
Entre os estudantes taquarienses, apenas Alessandra obteve a medalha de bronze. Lucas Gularte Pereira e Mirele Caroline Fagundes, do Instituto Pereira Coruja; Mateus Haetinger, da Barão de Ibicuí, e Maryana Junqueira da Cruz, da Osvaldo ferreira Brandão, receberam a Menção Honrosa.
Conforme a assessoria de imprensa do OBMEP, os 6.501 medalhistas da OBMEP 2015 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) que será realizado ao longo de 2016. Ainda segundo a assessoria, em 2015, a Olimpíada teve o maior número de escolas e municípios participantes. Foram inscritos 47.582 escolas de 5.538 cidades (o que corresponde a 99.48% dos municípios de todo o país). O número de estudantes inscritos totalizou 17.970.745.
A prova da 1ª fase da OBMEP 2015 aconteceu no dia 2 de junho. Os alunos com melhor pontuação se classificaram para a 2ª fase. Cerca de 900 mil alunos foram selecionados para a prova da etapa decisiva, no dia 12 de setembro deste ano.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...