Os instrumentos das bandas das escolas municipais Timótheo Junqueira dos Santos e Oswaldo Ferreira Brandão deram o tom da Parada Natalina, realizada na noite do sábado. O cortejo de Natal, realizado na Rua Osvaldo Aranha, partiu de frente da Praça São José seguindo até a Praça da Bandeira, e abriu a programação do 24º Natal Açoriano em Terra Gaúcha.
Estudantes e professores da rede municipal e da Secretaria da Educação realizaram o evento, que neste ano teve o tema “A Criança e o Mundo Mágico”, com participantes de 14 escolas e quatro carros alegóricos. A abertura era feita pelo alunos da professora Ana Paula Costa, da Escola Emílio Schenk, que representaram as crianças despertando do sono, após a vovó contar histórias para dormir. Personagens infantis, como O Pequeno Príncipe, João e Maria, Branca de Neve, Sítio do Pica-pau-amarelo, bruxas, palhaços e as brincadeiras de criança foram representadas pelos estudantes. Os professores tiveram uma ala especial, representando os mestres que marcam a vida dos alunos. Uma medalha representava que são campeões.
O personagem principal da noite, o Papai Noel, desfilou no caminhão do Corpo de Bombeiros, junto dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), para o fechamento do desfile.
A corte do Natal Açoriano, formada pela Rainha Katielle Martins Marques, e princesas Eduarda de Azevedo Farias, e Franciéli Rosa, e mirim, Kesllyn Coutinho, como rainha, e Alice, Lauren e Ingrid, princesas, também desfilaram.
A funcionária da Escola La Salle, Ana Lúcia Ferreira, 51 anos, assiste ao evento todos os anos. Para ela, o desfile estava muito bonito. “Apesar de mais simples neste ano, mas por razões especiais, porque não adianta fazer uma festa grande e deixar os funcionários sem receber. A opção foi na dose certa. A gente teve que batalhar bastante para eles estarem aqui”.
Coral do TCE apresentou-se na Lagoa Armênia
Após a abertura oficial, pelo prefeito Maneco, e o show pirotécnico, o coral do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), de Taquari, apresentaram-se no Palco da Lagoa Armênia.
Antes, os integrantes do grupo do TCE visitaram alguns pontos turísticos do município, entre eles, a sede do jornal O Fato Novo. O prédio foi construído em 1884 e restaurado em 2013, preservando as características originais da arquitetura.
Noite tradicionalista foi no domingo
Entidades tradicionalistas tiveram a sua noite no domingo, 6. Na Lagoa Armênia, ocorreu a apresentação das invernadas do Grupo de Danças Tyaraju, de Triunfo, dos CTGs David Canabarro, Pelego Branco, Alma Xiru e do Grupo Jovem Colônia 20.
ExpoCars movimentou o Parque Nardy de Farias Alvim
Centenas de pessoas passaram pelo Parque de Exposições Nardy de Farias Alvim, no domingo, 6 de dezembro. Na oportunidade, ocorreu a primeira edição da ExpoCars, que estava incluída na programação do 24° Natal Açoriano em Terra Gaúcha. O evento automotivo teve campeonato de motocicletas e carros rebaixados, show de manobras, sorteio de brindes e exposição de vários veículos clássicos.
Na manhã de ontem, segundo a assessoria de imprensa a prefeitura, o secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Leandro Mariante, junto com os organizadores da ExpoCars, realizaram a entrega dos donativos recolhidos durante o evento. Segundo Leandro, mais de 700 kg de alimentos foram arrecadados e doados às instituições taquarienses, entre elas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Casa da Criança, o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), as Escolas Municipais de Ensino Infantil Nossa Senhora das Graças e São José, e o Centro de Amparo à Criança e ao Adolescente (Ceacat).
Em tempo – a escola Antônio Leite Costa também colaborou na decoração dos espaços públicos para o Natal. Na notícia enviada na semana passada pela assessoria de imprensa da prefeitura, o educandário não é citado.