Principal / Geral / Taquari tem melhora no índice da educação básica
GERAL - IDEB Foto

Taquari tem melhora no índice da educação básica

O Ministério da Educação divulgou, na semana passada, o Índice Nacional da Educação Básica (Ideb) de 2019.  A avaliação é realizada a cada dois anos, através de uma prova aplicada a alunos do ensino fundamental, do  4ªano/5ªsérie e 8ª série/9º ano, e do 3º ano do ensino médio. A média de Taquari nos três níveis avaliados teve melhora em relação à edição anterior, em 2017.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, o município manteve a sequência de recuperação do crescimento desde 2015, cuja média era de média 5.5, quando teve uma queda em relação a 2013, na qual a média era de 5.9. O resultado de 2019, de 5.8 pontos, alcançou a meta prevista pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Nos anos finais do ensino fundamental, Taquari também teve melhora e manteve a sequência de recuperação do crescimento desde 2015, cuja média foi de 4.1, inferior a de 2023, que era de 4.3. Em 2019 chegou a 4.5, a maior nota nos 14 anos da avaliação educacional. No entanto, o índice não alcançou a meta projetada pelo INEP para 2019, que é de 5.4.
Já no 3º ano do ensino médio, o índice de Taquari superou a meta de 3.8. O resultado do município foi de 4.4, ficando 0.8 acima do índice de 2015, quando o ensino médio passou a ser avaliado.

Escola Barão de Antonina com o melhor desempenho

GERAL - IDEB - TABELA ESCOLASO INEP divulga também o resultado individual das escolas que tiveram o número de participantes na avaliação suficiente ou que atenderam os requisitos necessários para ter o desempenho calculado. Mas há educandários que não participaram ou solicitaram que não houvesse a divulgação, conforme Portaria Inep.
O melhor índice de Taquari foi obtido pela Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Antonina, no Colônia 20. O educandário teve nota nos três níveis. Nos anos iniciais, ficou com 6.8 para uma média projetada de 5.5 e superando em 1.0 ponto o resultado de 2017. Nos anos finais, não alcançou a meta de 5.4, mas ficou com índice 5.1 e superou o resultado anterior em 0.6 pontos.
No ensino médio a escola foi a única de Taquari com o índice divulgado. A nota de 4.4 superou a meta projetada de 3.6 e o resultado anterior de 3.2, um crescimento de 1.2 ponto.
A diretora da escola Barão de Antonina, Karen Suzi Machado, explica que nas séries iniciais o planejamento dos professores do 1º ao 5º ano é conjunto para haver uma sequência. “É muito trabalhada a interpretação e a produção textual, o que ajuda em tudo, tanto no português, como na matemática e nas outras disciplinas. Acredito que o forte disso é o planejamento coletivo”, salienta.
O mesmo tem sido buscado para os estudantes do ensino médio. “Estamos procurando dar uma sequência para que não se perca no caminho o que já foi aprendido e que consiga se reforçar o que está fraco e sempre com foco nesta questão da produção e interpretação textual que, por muitos anos, foi onde havia muita dificuldade.”
Para a diretora, o problema que ocorre nas séries finais do ensino fundamental, além da questão da adolescência, na qual os estudantes perdem o interesse pelo estudo, há a questão da infrequência. “Isso tudo acarreta transtorno. Tem muito a ver com a faixa etária deles. Para os pequenos, a escola é tudo, querem estudar, querem aprender, gostam de tirar nota boa. Quando chega na adolescência, se perdem um pouco; no ensino médio volta o foco, pois estão com visão para uma faculdade, a vida profissional e começam a se centrar mais.”
A inserção da tecnologia nas aulas, imposta pela pandemia, poderá servir de atrativo para os alunos dos anos finais do ensino fundamental. “Acho que essa aula que a pandemia está nos dando, que estamos tendo que modificar a maneira de trabalhar, aprendendo “na marra”, vai surtir um efeito bom, com metodologias diferentes para eles. Os professores vão trabalhar com outras formas que, de repente, vão atrair mais a atenção deles”, diz a diretora.

O resultado de Paverama, Tabaí e Fazenda Vilanova

Os municípios de Paverama e Fazenda Vilanova tiveram resultados dentro do previsto nos anos iniciais do ensino fundamental e no ensino médio. Já nos anos finais do ensino fundamental, não alcançaram a meta projetada.  Tabaí apresentou melhora no resultado nos anos iniciais, mas não alcançou a média projetada para o ano em nenhum dos níveis.

GERAL - IDEB - TABELA MUNICÍPIOS

O melhor índice no Estado foi de Picada Café  

O Ideb 2019 de Picada Café obtido nos anos iniciais do ensino fundamental foi o mais alto do Estado. O município obteve 8.3 pontos, superando a meta projetada, que era de 6.3 e o resultado anterior, que foi de 7.3, em 2015. Nos demais níveis, o Ideb superou a meta projetada. Nos anos finais do ensino fundamental, obteve índice 6.3, quando a meta projetada era de 6.2. No ensino médio, o resultado foi de 5.2, e a meta era de 4.7 pontos.
Para essa conquista, a secretaria municipal da Educação diz que aposta  em ações contínuas a cada ano, com formação continuada dos profissionais da educação, trabalho de parceria com as famílias e escola de tempo integral. Picada Café tem quatro escolas que atendem os alunos em turno integral, sendo três para os alunos do ensino fundamental.
O currículo formal é composto por Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Língua Inglesa e Alemã, Educação Física, História, Geografia, Ciências e Ensino Religioso e, na parte diversificada, é oferecido acompanhamento pedagógico, esporte e lazer, cultura e arte e iniciação científica.
“Acreditamos que são vários os fatores que contribuem para esse resultado: engajamento dos profissionais da educação, famílias, alunos”, destacou a secretaria, através de e-mail.

Além disso, verifique

GERAL - Adama

Começa a terraplanagem para construção da fábrica da Adama

A construção da nova fábrica da Adama já começou e reflete em movimentação na economia ...

Instagram

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ