Se na Titulares o Juventude está na final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, na categoria Aspirantes o alvi-verde também está garantido na decisão. Isso porque, no último domingo, fora de casa, o alvi-verde derrotou por 1 a 0 o Furacão, resultado que lhe garantiu a melhor campanha da primeira fase e, por consequência, a vaga direta na final. No outro confronto da rodada, o São José, de virada, venceu o Colorado por 2 a 1, confirmou a segunda colocação e a vaga nas semifinais, eliminando, assim, o clube do Leo Alvim Faller, que encerrou a com a quarta posição. Com isso, o Furacão, que terminou em terceiro, se garantiu nas semifinais.
Ao contrário da categoria Titulares, onde estava quase tudo definido e os confrontos da última rodada valiam pouco para efeitos de classificação, na Aspirantes os dois confrontos do último domingo valiam bastante, tanto na parte de cima, quanto na parte debaixo da tabela.
No estádio Pinheirão, o Furacão recebeu o Juventude em duelo que ambos precisavam vencer. O Furacão para se garantir nas semifinais e o Juventude, para confirmar a melhor campanha e carimbar a vaga direta na final.
E apesar de jogar em casa e necessitar da vitória, o Furacão, atual campeão da categoria, não fez uma boa partida. Sem conseguir marcar os lados do campo do Juventude, o Furacão foi dominado desde os primeiros minutos e, por pouco, não ficou de fora das semifinais da competição. Mostrando seu melhor momento e comprovando seu favoritismo, o Juventude foi para cima e, aos 26 minutos, abriu o marcador. Hagapio, um dos melhores em campo, fugiu pela ponta direita e cruzou. Salathyel, sem marcação, com estilo, desviou de cabeça, no canto do goleiro Willian, 1 a 0 Juventude.
O Furacão, que já sabia, neste momento da vitória parcial do Colorado sobre o São José, resultado que estava o eliminando da competição, ainda tentou alguma reação, mas sem muito sucesso. No único arremate no alvo na partida, aos 34 minutos, o volante Luís Antônio tentou de fora da área, mas parou no goleiro Piauí, que espalmou para escanteio.
O Juventude, aos 37, quase ampliou, quando Hagapio, mais uma vez, fugiu pela direita, cruzou rasteiro e Salathyel desviou, muito perto do pé da trave do goleiro Willian.
No segundo tempo, o Juventude diminuiu o ritmo e segurou o placar. Por sua vez, o Furacão ainda tentou, mas encontrou muitas dificuldades no setor de criação, amarrado pela marcação do Juventude. O Juventude foi o único que conseguiu uma finalização com perigo na etapa final, com Dioguinho, aos 28 minutos, mas para fora.
E assim, o confronto encerrou com vitória do Juventude por 1 a 0, placar que garantiu ao alvi-verde do Rincão a melhor campanha, com 14 pontos, um a mais do que o São Jossé, segundo colocado, e a vaga direta na final. O Furacão foi beneficiado pela virada do São José sobre o Colorado, resultado que confirmou o time nas semifinais para enfrentar o próprio São José. O Furacão encerrou em terceiro, com quatro pontos, dois a mais do que o Colorado.
São José vence o Colorado, que reclama bastante da arbitragem
No estádio Seloí Lang, o São José recebeu o Colorado em partida que os dois também precisavam vencer. O São José para ainda sonhar com a vaga direta na final e o Colorado, para ainda tentar chegar nas semifinais. O jogo foi nervoso, já que, para atingir seus objetivos, além de vencer, São José e Colorado ainda dependiam do resultado do outro confronto, entre Furacão e Juventude. O Colorado abriu o placar cedo, com Nêgo. Para alegria do Colorado, neste momento, o Juventude também já vencia o Furacão, resultado que dava a classificação ao clube do Leo Alvim Faller.
Contudo, na etapa final tudo mudou. O São José empatou com Bryan Lang, de pênalti, e virou, outra vez com Bryan Lang, em lance duvidoso, já que o atacante recebeu lançamento adiantado e encobriu o goleiro Duda. O Colorado ainda reclamou de uma penalidade não marcada pelo árbitro Dario Machado, quando um defensor do São José teria colocado a mão na bola dentro da área.
O Colorado teve dois atletas expulsos, o goleiro Duda e o zagueiro Maicon Elvis e o São José, o meia Ezequiel. Os três foram punidos com três jogos de suspensão, além de multa.
Com a derrota, o Colorado foi eliminado do certame, já que encerrou em último, com apenas dois pontos, dois a menos do que o Furacão. O São José, com a vitória, terminou em segundo, com 13 pontos, um a menos do que o Juventude, e terá que passar pelas semifinais, quando encara o Furacão.
O Colorado, ainda na noite de domingo, publicou uma nota de repúdio porque se sentiu prejudicado pela arbitragem da partida. Segundo a direção, os dois gols do São José teriam se originado em lances de impedimentos não marcados. Além disso, o Colorado reclama a não marcação de um pênalti a seu favor, o que teria impactado de forma direta no andamento da partida. O Colorado reclamou também da postura do árbitro, que teria questionado o resultado de outra partida durante o jogo, “atitude totalmente incompatível com a responsabilidade e a imparcialidade que a função exige”, disse a nota de repúdio.

