Não aconteceu a revoada tucana, ainda

No dia 8 de maio, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que estava deixando do PSDB e se filiando no PSD, partido que também se tornou presidente no estado. Em junho, uma convenção nacional do PSDB aprovou a fusão da sigla com o Podemos, mas o que acabou não acontecendo e os partidos encerraram as negociações. Foi divulgado na época que a falta de acordo teria se dado por uma queda de braço dos partidos pelo comando nacional da nova legenda.
Era esperado que alguns tucanos seguissem o governador no novo partido. No dia 30 de agosto, foi realizado um ato do PSD de filiação estadual. O Mistura conversou com alguns líderes do PSDB em Taquari para saber sobre seus destinos partidários.
Niltinho Palagi, atual assessor de Gabinete do secretário estadual de Agricultura e atual coordenador Geral da 48° Expointer, seguiu o governador. “Deixo o PSDB em um ato de lealdade a um projeto político que ajudei a construir. Acompanho o governador Eduardo Leite, Artur Lemos (secretário chefe da casa Civil do RS) e um grupo de líderes e prefeitos com quem compartilho uma longa trajetória, e agora sigo com eles para o PSD. Nossa mudança de partido é a forma de dar continuidade à visão de Estado que sempre defendemos”, argumentou Niltinho para o Mistura.
O presidente do PSDB em Taquari, ex-vereador João Batista Pereira, que também ocupa cargo no governo estadual, na diretoria do Núcleo de Acolhimento Provisório de Taquari, disse que continuava tucano. Mas deixou em aberto seus próximos passos. “Ainda não decidimos o futuro. Qualquer novidade vou te falar”, afirmou ao Mistura.
O ex-vice-prefeito e candidato a prefeito pelo PSDB na eleição de 2024, Luizinho, contou ao Mistura que “por enquanto” continuava no partido
Rafael Maria, que concorreu a vereador pelo PSDB na eleição de 2024, também continua tucano. “Por enquanto sigo no PSDB, não tomei nenhuma decisão ainda sobre a mudança”, disse Rafael.
Everton Pacheco, que atua na subchefia de Assuntos Municipais da Casa Civil do RS e coordenou campanhas do PSDB em Taquari, disse que se manifestaria na próxima semana sobre este assunto.
O ex-prefeito pelo PSDB, Cláudio Martins, falou ao Mistura. “Me desculpe, mas estou afastado de política”.

RECENTES

CATEGORIAS

ASSINATURA

Assine o jornal O Fato e receba diretamente no WhatsApp as principais notícias, reportagens exclusivas e tudo o que acontece no Vale do Taquari. Informação de qualidade, no seu dia a dia!

© 2025 O Fato. Todos os direitos reservados.