TRIUNFO: Escola que esteve ameaçada de fechar é premiada como a melhor no Alfabetiza Tchê

A Escola Municipal Manoel Gonçalves Meireles, localizada na comunidade de Passo Fundo, interior de Triunfo, conquistou um resultado histórico no programa Alfabetiza Tchê, do governo do Estado do Rio Grande do Sul. A instituição alcançou nota 100 na avaliação referente aos alunos do 1º e 2º anos, obtendo o primeiro lugar no Estado e recebendo uma premiação de R$ 80 mil. O resultado foi divulgado em janeiro de 2026, conforme publicação oficial.

Na manhã de terça-feira, 10 de março, a reportagem de O FATO esteve na escola para acompanhar de perto o clima de comemoração. Atualmente, cerca de 120 alunos, do pré ao 9º ano, estudam na instituição.
O resultado expressivo foi conquistado por um grupo de 12 alunos do 2º ano em 2024, que participaram da avaliação do programa de alfabetização. A conquista ganha ainda mais significado diante de um momento delicado vivido pela escola recentemente. No ano passado, a instituição chegou a enfrentar a possibilidade de encerramento de turmas, devido ao baixo número de alunos por sala. Após reuniões entre comunidade, escola e poder público, a medida acabou não sendo concretizada.
Para a diretora Mariangela Lopes Barth, o reconhecimento é motivo de grande orgulho para toda a comunidade escolar.
Segundo ela, a conquista é fruto de um trabalho coletivo envolvendo professores, alunos e famílias.
“Estamos muito felizes e orgulhosos dos nossos alunos. A escola funciona como uma grande família, todos trabalham juntos em busca dos resultados. Destaco especialmente o trabalho da professora Karol e de toda a equipe de professores. Nossa comunidade é muito unida e a escola já vem conquistando prêmios há vários anos”, afirmou.
A vice-diretora Idalina Leite Soares também destacou o histórico positivo da instituição.
Ela lembrou que a escola já alcançou o primeiro lugar no IDEB em duas oportunidades e ressaltou a participação ativa das famílias no cotidiano escolar.
“Estamos muito felizes e orgulhosos dessa nova conquista. As famílias são muito participativas e isso faz toda a diferença. Por ser uma escola rural, temos um ambiente muito bom de trabalho e de acolhimento”, comentou.
A professora Karoline Conceição da Silva Figueiró, responsável pela turma que alcançou a nota máxima, explicou que trabalhava com o 2º ano em 2024, grupo que obteve o desempenho destaque no programa.
Com cerca de 20 anos de experiência na alfabetização, ela afirmou que o resultado é fruto de um trabalho coletivo.
“Não é uma conquista de um grupo isolado ou de uma professora apenas. É um resultado de todos. Conhecemos os alunos, conhecemos as famílias e contamos muito com o apoio delas. Nossa escola valoriza muito esse contato com as famílias para entender como podemos ajudar cada aluno. O reconhecimento veio para o segundo ano, mas representa o trabalho de toda a escola”, destacou.

Alunos destacam alegria pela nota 100 e elogiam a escola

A conquista da nota 100 no programa Alfabetiza Tchê também foi motivo de grande alegria entre os alunos da Escola Municipal Manoel Gonçalves Meireles, localizada na localidade de Passo Fundo, interior de Triunfo. Três estudantes que participaram da avaliação falaram sobre o resultado e destacaram o orgulho pela conquista alcançada pela turma.
O aluno Bernardo Peixoto Lopes Primaz afirmou que gostou muito do resultado conquistado e destacou que é muito bom estudar na escola.
A estudante Manoela Martins Peixoto contou que quando soube da nota obtida pela turma ficou muito orgulhosa do resultado alcançado.
Já o aluno Caetano Oliveira Peixoto disse que ficou muito feliz ao receber a notícia da nota máxima. Segundo ele, a espera pelo resultado foi longa. “Foram dois anos de espera. Foi muito difícil e eu estava muito ansioso”, relatou. Caetano também destacou a qualidade do ensino na escola. “A escola é muito boa, os professores são ótimos e eu gosto de todos do educandário”, completou.

Mãe e avó de alunos também destacam orgulho

Familiares dos estudantes também comemoraram a conquista da escola e destacaram a importância do trabalho realizado pelos professores.
A mãe do aluno Caetano, karine Kracilovski Oliveira, ressaltou que a nota obtida pela turma foi motivo de grande orgulho para ela como mãe. Segundo ela, é um privilégio ter seu filho estudando em uma escola rural. Karine também destacou que o número menor de alunos por turma contribui para um aprendizado diferenciado em relação às escolas da cidade, possibilitando maior acompanhamento por parte dos professores e favorecendo o desenvolvimento dos estudantes. Ela ainda declarou ser muito grata por seu filho estar estudando na instituição.
Janete Luíza Cornélius, avó do aluno Pedro de Souza Cornélius, afirmou que quando ficou sabendo da nota da turma sentiu uma grande alegria.
Ela destacou ainda que na escola há um aprendizado diferenciado, com turmas menores, o que faz toda a diferença no desenvolvimento dos alunos. Segundo Janete, os estudantes recebem muita atenção e empenho dos professores, o que contribui para os excelentes resultados.
Janete também lembrou que possui uma ligação antiga com a instituição. Há cerca de 50 anos, ela mesma foi alfabetizada nessa escola.

Como funciona o Alfabetiza Tchê

O Alfabetiza Tchê é uma política pública do Rio Grande do Sul (instituída em 2022) que visa a garantir a alfabetização de todas as crianças da rede pública (estadual e municipal) até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Funciona através de regime de colaboração com os 497 municípios, focando em material didático, formação de professores, avaliações, monitoramento e incentivos.

RECENTES

CATEGORIAS

ASSINATURA

Assine o jornal O Fato e receba diretamente no WhatsApp as principais notícias, reportagens exclusivas e tudo o que acontece no Vale do Taquari. Informação de qualidade, no seu dia a dia!

© 2025 O Fato. Todos os direitos reservados.