Foi concluída a construção da nova ponte da área de camping municipal, em Taquari, estrutura que garante o acesso ao camping municipal, conhecido como Capão, e à localidade de Caramujo.
Conforme a Prefeitura, a obra, aguardada pela comunidade, representa mais segurança, mobilidade e desenvolvimento para os moradores e produtores da região. Está prevista para amanhã, sábado 1º de novembro, às 10h30min, uma cerimônia de inauguração, com a presença do prefeito André Brito e do secretário da Reconstrução do RS, Maneco Hassen.
De acordo com a administração, o novo projeto ampliou o comprimento da ponte de 15 para 18 metros e a largura de 5 para 7 metros, sendo 1 metro destinado à passagem de pedestres e 6 metros para o tráfego de veículos. “A altura foi elevada em 1,5 metro, medida que amplia a segurança e oferece maior resistência em períodos de cheias”, divulgou a Prefeitura.
Executada pela empresa Pizzato Engenharia em Pré-Moldados Ltda, de Alvorada, a obra contou com investimentos de R$ 725.071,41 do governo Federal e cerca de R$ 800 mil do Município, aplicados em adequações de projeto e no serviço de aterro.
A nova travessia substitui a antiga estrutura que havia sido danificada por sucessivas cheias ao longo dos anos e, especialmente, pelas enchentes de novembro de 2023 e pela histórica cheia de maio de 2024.
“Essa ampliação era necessária. A ponte agora garante condições seguras de passagem e dá tranquilidade aos produtores rurais e às famílias que utilizam a via diariamente”, destaca o prefeito André Brito.
Conforme a Prefeitura, além da ponte, foi realizada a elevação do leito da via em aproximadamente 150 metros para cada lado. “Melhorando o nivelamento e o escoamento da água. O resultado é uma infraestrutura mais moderna, resistente e adaptada à realidade do local”, destaca a Prefeitura.
Rodeio
De acordo com informações da Prefeitura, nos dias 7,8 e 9 de novembro, o Piquete Estância do Rincão realizará um rodeio crioulo da área de camping municipal.
“Durante o período das obras, o acesso à área de camping permaneceu interditado, e eventos tradicionais como o Rodeio Crioulo de Taquari, promovido pelo CTG Pelego Branco, precisaram ser adiados. Com a conclusão da ponte, o espaço volta a receber as atividades normalmente”, divulgou a Prefeitura.

