O plano de carreira dos professores da rede municipal de ensino foi instituído pela prefeitura de Taquari e aprovado pela Câmara de Vereadores em 1994. Buscando sugestões para uma possível atualização da legislação, um grupo de professores iniciou mobilização e conseguiu o agendamento de uma audiência pública para tratar do assunto na Câmara de Vereadores. O encontro ocorre às 9h deste sábado, 9 de novembro.
Um dos proponentes da iniciativa, o professor de educação física da rede municipal e vereador, Leandro Mariante, explicou o objetivo do encontro no programa Mistura Fina Online desta semana, gravado pela equipe de redação do jornal O Fato e divulgado na internet. Mariante relatou que, em outros anos, já foram estudadas propostas de atualização do plano, que não se concretizaram. Em 2019, o assuntou voltou à pauta entre a classe. “Começamos a ouvir pontos dentro do magistério. Chamamos a direção das escolas e realizamos três reuniões. Pegamos o plano de carreira e começamos a estudar, fizemos algumas propostas e remodelamos ele. Estamos com esse modelo com algumas alterações, mas essas sugestões têm que vir de toda a classe, então queremos debatê-las com todo o magistério”, relatou.
As sugestões coletadas durante a audiência pública servirão para elaboração de uma proposta de atualização do Plano de Carreira a ser enviada à prefeitura. Isto não significa que as alterações virarão lei, pois cabe ao Executivo elaborar este tipo de mudança na legislação, que cause impacto financeiro aos cofres públicos. Ou seja, o projeto para atualização do plano de carreira precisa ser encaminhado pela prefeitura à Câmara, para posteriormente poder ser levado à votação junto aos vereadores.
O magistério municipal conta atualmente com cerca de 300 professores, segundo informações do vereador Leandro Mariante.