Um grande público prestigiou a abertura da 4ª Feira do Livro de Taquari, que ocorreu na noite da quarta-feira, 23, na Praça da Bandeira. Até o próximo domingo, 27, haverá venda de livros no local. A programação paralela, com palestras e oficinas, ocorre até sábado, fechando com a apresentação da Orquestra de Santa Clara.
A abertura do evento teve apresentação do coral da Escola Emílio Schenk, da banda marcial das escolas municipais Timótheo Junqueira dos Santos e da Osvaldo Ferreira Brandão, do coral do grupo Comunidade Ativa e do grupo de violões.
A feira foi aberta oficialmente com o badalar do sino através do patrono deste ano, João Paulo da Fontoura. Nascido em São Sepé, ele passou a morar em Taquari, há 40 anos, para atender a atividade profissional e adotou o município para viver. “Acho esta cidade tão bacana, que optamos, eu e minha esposa, por ficar aqui. Pra gente que escreve é uma honra ser convidador a ser patrono de uma feira do livro da cidade que elegeu para morar. Me sinto extremamente honrado”. É autor de livros sobre a história do município, como “São José de Tebiquary”, que está sendo lançado na feira deste ano.
Fontoura é membro da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), ocupando a 26ª cadeira.
O presidente da Alivat, Deoli Graeff, destacou a honra em participar do evento. “Estar nesta cidade tem um significado muito especial. Aqui é o berço da cultura, literatura de toda a nossa região. Entre os muitos escritores que estão presentes aqui hoje à noite, tem aqueles que participaram da história literária aqui no município de Taquari, como João Mendes da Silva, Riograndino Costa e Silva, Zeferino Antônio Brazil, Lauro Pereira Guimarães e Adroaldo Mesquita da Costa. Estes autores a academia eternizou como patronos de cadeiras na nossa academia”, disse.
A Feira do Livro de Taquari é realizada em parceria com o SESC Venâncio Aires.
A venda de livros segue até domingo. Neste ano são quatro estandes, sendo dois de empresas de Taquari e outros dois de outros municípios.
Pelo quatro ano consecutivo expondo na feira, a Sociedade Espírita Joana D’Arc vende bem todos os anos. “O movimento é bem grande, esperamos que neste ano continue melhorando”, disse Tânia Andrade.
A estudante do segundo ano do Curso de Magistério, Kauisa Antônia Medeiros, 16 anos, prestigiou a feira na manhã de ontem, junto das colegas de aula. Interessada em saber das novidades, ela destaca a importância do evento. “A gente gosta bastante. Pegamos ideias de livros que poderemos trabalhar com as crianças. A feira é muito boa porque nos permite adquirir e a ter novas idéias. Ter o material aqui na cidade é mais barato”.
PROGRAMAÇÃO
Dia 25/10, sexta-feira, a partir das 9h: animação cultural com Vivandeiros da Alegria; teatro com o grupo Os Mascates; palestra-show com a escritora Eleonora Medeiros; orientação saúde bucal do projeto Sorrindo Para o Futuro; animação cultural com Vivandeiros da Alegria; a partir das 14h, mesmas atividades mais apresentação de capoeira do projeto Comunidade Ativa, e às 19h, concurso literário, com apresentação final das escolas participantes (educação infantil e anos iniciais).
Dia 26/10, sábado, a partir das 15h: Caminhada das Vitoriosas; premiação do concurso literário e apresentação da orquestra de Santa Clara do Sul.