Teve início, na noite da última sexta-feira, a Taça Coopeva de Futsal, em Venâncio Aires, que, neste ano, reúne, em quatro categorias, 78 equipes, entre elas seis de Taquari. E na rodada inaugural, pela Série Bronze, o Rosário Taquari estreou com empate em 4 a 4 com o J&C Modas, de Venâncio Aires.
Logo na estreia, o Rosário Taquari teve pela frente um time tradicional na Taça Coopeva, o J&C Modas, vice-campeão do certame em 2017. Mesmo diante de um time forte, o Rosário teve boa atuação. Com triangulações e chegadas rápidas a frente, os taquarienses tiveram superioridade em boa parte da partida, mas o placar final apontou empate em 4 a 4. Os gols do Rosário, que é treinado por Marcos Pereira, o Pescoço, foram marcados por Lucas, Almir, Muriel e Mateus Jesus.
O time do Rosário, na estreia, jogou com Willian Bernardi; Almir, Lucas, Eninho e Patrick Labres. Entraram Willian Freitas, Ismael, Mateus Jesus, Muriel, Danimar e Felipe Alves.
Na Série Bronze, além do Rosário, representam Taquari as equipes ADAT e PSI. Nesta categoria, são 19 times. Cada um fará quatro jogos, sorteados, aleatoriamente, na primeira fase. Ao final da fase, os 16 melhores partem para os mata-matas. O próximo compromisso do Rosário será no dia 13 de setembro, sexta-feira, contra o Rainha FC, de Venâncio Aires.
O ADAT faz a sua estreia no dia 12 de agosto, segunda-feira, contra o Juventus Futsal, de Venâncio Aires, enquanto o PSI inicia a sua caminhada na busca do título no dia 9 de agosto, sexta-feira, diante do Elias Melo Fotografia, também de Venâncio Aires.
Na Série Ouro/Prata, que tem a participação de 14 equipes, os representantes de Taquari serão o Boa Vista e o Pombo Correyo. Nesta categoria, serão quatro jogos aleatórios, também definidos em sorteio. Os quatro melhores passam para os mata-matas da Série Ouro, enquanto do quinto ao 12º lugar disputam os mata-matas da Série Prata.
O Boa Vista faz a sua estreia hoje, às 21h30min, contra o Beto Gás/Nenê Veículos, de Venâncio Aires. O Pombo Correyo joga no dia 2 de agosto, sexta-feira, contra o Futcanela, de Venâncio Aires.
O sexto time que representa Taquari na Taça Coopeva é o Xeque Mate, no Feminino, que, em 2019, terá a participação de 13 equipes, que serão divididas em Séries Ouro, Prata e Bronze. Na primeira fase, cada time fará quatro partidas. Os quatro melhores disputam a Série Ouro. Do quinto ao oitavo, a Série Prata, e, do nono ao 12º lugar, a Série Bronze. O Xeque Mate estreia no dia 2 de agosto, sexta-feira, contra o Problemáticas, de Venâncio Aires.
A única categoria em que Taquari não terá representante é a Série Chumbo que, neste ano, terá 29 equipes na primeira fase. Após três partidas aleatórias, definidas por sorteio, os 28 melhores passam para a segunda fase, quando iniciam os mata-matas.
A Taça Coopeva deve ter a duração de cinco meses, terá rodadas sempre às segundas e sextas-feiras e, em algumas ocasiões, nas quartas e quintas-feiras. Ao todo serão R$ 6 mil em prêmios, divididos em todas as categorias.
O atual campeão da Série Ouro da Taça Coopeva, principal categoria do certame, é o Danados, de Taquari, que, em 2018, em parceria com QVS/SB Esportes, de Venâncio Aires, conquistou o título ao vencer, na final, o Momento Exato, time da casa.