O prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, participou, na tarde da quarta-feira, 17, do Mistura Fina Online. Abordou, entre os assuntos, o Natal Açoriano 2019 e a construção de uma nova escola. Sobre o Natal Açoriano, disse que a contratação do show da noite principal do evento, que ocorrerá no sábado, 14 de dezembro, está em andamento, com várias possibilidades, e que há um pré-agendamento de data com uma dupla sertaneja, que não revelou o nome. Maneco ainda afirmou que, neste ano, o show principal será divulgado com maior antecedência a fim de que os comerciantes locais possam se preparar adequadamente para receber o público, evitando o que ocorreu no ano passado, quando houve falta de lanches logo após o evento.
Nova Escola
No aniversário de Taquari, em 4 de julho, o prefeito havia anunciado a construção de uma nova escola municipal, investimento de mais de R$ 2 milhões. Durante a entrevista desta semana, ele revelou a localização do educandário e o nome que receberá. A escola ficará no bairro Prado, rua José Porfirio da Costa, próximo à Vila São José e receberá o nome do taquariense Adroaldo Mesquita da Costa, que foi Ministro da Justiça e Negócios Interiores, de 1947 a 1950, e muito colaborou com Taquari.
A entrevista completa com o prefeito pode ser acompanhada no site ofatotaquari.com.br, no Youtube em O Fato Jornal e em www.facebook.com/jornalofato
Legislativo emite parecer contrário a projeto do Executivo
No mês de maio deste ano, o prefeito encaminhou para o Legislativo projeto de lei que foi aprovado, concedendo a revisão geral e anual aos CCs e demais servidores da Rádio e Jornal O Açoriano, concedendo a revisão de 4,94% nos vencimentos desses. Porém, em 18 de junho, o prefeito encaminhou projeto reduzindo os vencimentos dos mesmos CCs da Rádio e Jornal O Açoriano, em 4,94%. As comissões da Câmara de Vereadores deram parecer contrário ao projeto, alegando sua inconstitucionalidade, baseada no artigo 37, XV, da Constituição Federal no tocante à irredutibilidade dos subsídios e vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos, e o projeto terminou rejeitado pelas comissões.
João Batista na Corsan
Segundo informações do presidente do PSDB local, João Batista Bastos Pereira (foto), ele assumiu, no dia 3 de julho, a assessoria especial da presidência da Companhia Rio Grandense de Saneamento (CORSAN), lotado na Diretoria de Expansão. “Recebi a missão do Governador Eduardo Leite de fazer algo que gosto e sei fazer: política de resultados positivos. Promoveremos o relacionamento entre a CORSAN e os agentes políticos (prefeitos, vereadores e deputados), objetivando ouvir as demandas dos municípios e melhorar a relação com a Companhia. Farei o que for possível para prestar um bom trabalho e auxiliar nossas comunidades. Junto à Diretoria de Expansão, nosso desafio é sobretudo técnico, ou seja, melhorar o relacionamento e viabilizar soluções que auxiliem os municípios”, consta em parte de texto divulgado por Pereira.
Novo caminhão
Está em andamento, pela prefeitura de Taquari, a aquisição de um novo caminhão para o setor de iluminação pública, para uso da secretaria de Obras. O valor investido será de R$ 259 mil.