O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) divulgou, na segunda-feira, 3, a lista homologada dos candidatos ao Conselho Tutelar.
Neste ano, sete pessoas se inscreveram no processo, que terá ainda uma prova escrita, avaliação psicológica e eleição direta com voto dos eleitores de Fazenda Vilanova.
Para concorrer, foi exigido ser maior de 21 anos, residir no Município, no mínimo há três anos, ter ensino médio completo e não exercer cargo de confiança ou Eletivo no Executivo e Legislativo.
A próxima etapa ocorrerá no dia 17 de junho, com a participação no curso preparatório, a ser ministrado das 18 às 21h, junto ao Centro Administrativo, em Fazenda Vilanova. No dia 24 de junho, ocorrerá a prova escrita, com 20 questões objetivas, de múltipla escolha, baseadas, entre outros, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Constituição Federal do Brasil. A identificação das provas será realizada no dia 28 de junho, às 18h, junto ao Centro Administrativo, que consistirá de ato público, com a presença dos candidatos que estiverem no local, onde será apresentado o invólucro contendo os Cartões de Identificação, sendo estes conferidos antes de sua abertura, devendo os mesmos estar inviolados. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% de acertos. A avaliação psicológica será realizada no dia 5 de julho, e a divulgação no dia 12.
Os aprovados seguem para a eleição, que será em 6 de outubro, no Hall de Entrada da prefeitura municipal, das 8h e 17h. Podem votar os maiores de 16 anos, inscritos como eleitores do Município constantes na lista eleitoral a ser fornecida pelo Cartório Eleitoral. É necessário apresentar o título de eleitor ou documento oficial com fotografia. O eleitor deverá votar em um único candidato.
A posse dos cinco eleitos ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2020. O Conselho Tutelar funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Os conselheiros tutelares estarão sujeitos a uma carga horária mínima de 20 horas semanais, a serem cumpridas de segunda à sexta-feira, em horário comercial, nos turnos da manhã e tarde, além de atender as escalas de sobreaviso/plantões noturnos, feriados e finais de semana, sob forma de rodízio. O valor do salário é de R$ 938,26, com incidência de Previdência e demais encargos sociais. O Conselho Tutelar será composto por cinco membros, para mandato de quatro anos.
Candidatos
Adelso da Silva Rosa
Angélica Bilhar Arci
Claudemir da Silva Borba
Claudio Souza da Silva
Cristina Dornelles
Diego Vedou
Dienifer Weschenfelder
José Osmar da Silva Junior
Leismar do Nascimento
Lislie Lopes Gewehr
Roselei Daiana Gravina