Os sócios Anderson Porto, Antônio dos Santos, Felipe Borba e Gilmara Santiago comemoraram, no final do mês de março, cinco anos de atividades da Academia Titanium, localizada na rua Consuelo Alvim Saraiva, número 147, bairro Parque da Pedreira. O local, criado com a proposta de ser uma academia inovadora no município, com ambientes e aparelhos modernos, também realiza ações de preservação ao meio ambiente.
Recentemente foi feito investimento em placas para geração de energia solar, em parceria com empresa de Taquari. “Se não somos a primeira, somos uma das primeiras academias no estado a ter 100% da energia por placa solar. Também eliminamos os copos plásticos e papel toalha. Todo mundo traz sua garrafa de água ou utiliza o bebedor e, nos banheiros, usamos secador elétrico”, contou um dos sócios, Felipe Borba.
A academia também conta com acessibilidade e tem alunos deficientes físicos. Pela lateral do prédio, há um acesso totalmente adaptado a cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade. “Temos parceria com a Apae, pelo menos duas vezes por ano, eles trazem turmas para conhecer a academia, se exercitar”, contou Antônio dos Santos. A academia também realiza campanhas sociais, como arrecadação de agasalhos e doações de Natal e Páscoa junto a seus alunos, e procura contribuir com ONG de proteção aos animais.
Atualmente, cerca de 400 pessoas frequentam a Titanium Fitness. “Quando começamos, percebemos que faltava uma academia um pouco mais estruturada, mais moderna, e tínhamos calculado que precisávamos conseguir pelo menos 100 alunos para que fosse financeiramente viável. Nós conseguimos bater a meta nas primeiras oito horas de funcionamento”, lembra Gilmara. Para Felipe, além da estrutura oferecida, que conta com sala de musculação e aulas de spinning (prática que utiliza bicicletas e incentiva, através de videoaulas, variações na intensidade do exercício), o atendimento dispensado pelos profissionais atrai os alunos para a Titanium. “A gente cobra muito o acompanhamento dos instrutores na sala de musculação, tanto que, nos horários de pico, chegamos a ter dois instrutores trabalhando no mesmo horário para tentar suprir a demanda dos alunos”, disse Felipe, ressaltando que todos os profissionais que atuam na parte da musculação são graduados ou estudantes de Educação Física e passam por cursos de especialização. “Trabalhamos conforme a aptidão física das pessoas, desde o mais iniciante, uma pessoa que nunca pisou numa academia. Temos todo um treinamento para aquela pessoa se adequar. E além do primeiro momento, de mostrar o resultado para o aluno, fazemos a orientação de que é preciso uma continuidade do trabalho para manter aquele resultado conseguido”, destacou Antônio.
Além dos sócios, o empreendimento conta com a colaboração de mais sete funcionários, entre instrutores, recepcionistas e auxiliar de limpeza. Além da academia, o espaço conta com loja de suplementos e avaliação de bioimpedância, espécie de exame que mostra quantidade de água, gordura e massa magra do corpo. Ambos os serviços são oferecidos ao público geral, mesmo que não esteja matriculado na academia.
Para o futuro, os sócios planejam ampliações do espaço, já que o prédio da academia é próprio.