O Pinheiros já sabe quem vai enfrentar na estreia no Estadual de Juvenis da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Será o Lajeadense, no domingo, dia 21 de abril, no estádio Pinheirão.
A FGF divulgou, nesta semana, as duas primeiras rodadas do Estadual Juvenil 2019. E o Pinheiros fará a sua estreia contra o Lajeadense, em casa, no dia 21. Na segunda rodada, ainda sem data divulgada, o Pinheiros folga. As demais rodadas, a FGF só deve divulgar mais próximo do início da competição. Na primeira rodada, pela chave D, do Pinheiros, ainda jogam, em Santa Cruz do Sul, Santa Cruz e Encantado. O PRS, de Garibáldi, folga. Na segunda rodada, enfrentam-se, em Lajeado, Lajeadense e Santa Cruz e, em Encantado, Encantado e PRS.
Mais inchado e diferente do Estadual de 2018, o deste ano teve o acréscimo de 22 clubes, totalizando 40, o que resultou na mudança da fórmula de disputa. A ausência mais sentida, mais uma vez, é a do Grêmio que, pelo terceiro ano consecutivo, não participará do certame da FGF. Em 2019, com 40 clubes, a FGF dividiu o Estadual Juvenil em oito grupos de cinco. Na primeira fase, jogam todos contra todos dentro das chaves, em turno e returno, totalizando oito partidas para cada um. Os quatro melhores de cada grupo passam para a segunda fase, totalizando 32 clubes. Na segunda fase, os 32 times serão divididos em oito chaves de quatro. Mais uma vez, jogarão todos contra todos dentro das chaves, em turno e returno, totalizando seis partidas para cada um. Os dois melhores passam para a terceira fase, quando iniciam os mata-matas com 16 clubes até se chegar aos finalistas.
O Pinheiros, em 2018, foi eliminado do Estadual na primeira fase, encerrando em 15º entre 18 participantes. Da sua chave, quem fez a melhor campanha em 2018 foi o Lajeadense, que ficou em 11º. O Santa Cruz encerrou em 13º. Vindos da Série B do Estadual, o PRS fez a quinta melhor campanha e o Encantado, a nona, entre 14 postulantes ao título.
Preparando-se há dois meses para a disputa do Estadual, o Pinheiros tem feito amistosos, alguns deles com clubes que disputarão o Estadual. No primeiro teste mais forte, no dia 13 de março, o alvi-verde não foi tão bem e perdeu, em Novo Hamburgo, por 7 a 1 para o forte Novo Hamburgo, terceiro colocado no Estadual em 2018, gol de honra anotado por Luís Fernando. No dia 16 de março, no Pinheirão, o alvi-verde goleou por 4 a 1 o Marítimo, de Santa Maria, filial do Marítimo, de Portugal. Os gols foram marcados por Krigor, duas vezes, Allen e Emanuel. No dia 21 de março, no Pinheirão, o Pinheiros recebeu o Novo Hamburgo e, desta vez, venceu por 2 a 1. No dia 31 de março, em Novo Hamburgo, o Pinheiros venceu a terceira consecutiva, desta vez sobre o Americano, por 1 a 0, gol de Allen.
Na última quarta-feira, no Pinheirão, em mais um amistoso, o Pinheiros enfrentou o Guarani, de Venâncio Aires, não fez boa partida e perdeu por 2 a 1, gol de Gabriel. Antes, o time B do Pinheiros, que também tem no elenco atletas da Sub-15, venceu o time B do mesmo Guarani por 2 a 1.
Atualmente, o Pinheiros trabalha com um grupo de 32 atletas, entre Juvenil e Sub-15, que também serão aproveitados. Quanto à novidades, o goleiro Vinícius, que defendeu o alvi-verde nas últimas duas temporadas, foi dispensado e, para o seu lugar, trazido Emanuel, de Paverama. Outra novidade é o zagueiro Gabriel Miranda, que vem do Rio de Janeiro.