Devotos de São José celebraram o dia do padroeiro do município na terça-feira, 19, com missa, procissão, almoço, show de talentos locais e do cantor nativista Wilson Paim.
Pela manhã, foi celebrada missa na Igreja Matriz, presidida pelo bispo da Diocese de Montenegro, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, com a presença dos freis Paulo Muller, Gastão Zart e João Sulzbach. Na mesma ocasião, foram empossados os novos membros da irmandade São José e definidos os festeiros para 2020, sendo os casais Fabiano e Amanda Maffassioli e Rômulo e Janete Martins. Neste ano, a organização ficou por conta dos casais André e Iracema Garcia e Paulo e Sirlene Fritsch.
Após a missa, a imagem de São José foi conduzida por ruas do Centro, partindo da Igreja Matriz, passando pela Osvaldo Aranha em direção à Lagoa Armênia, até a rua Daniel Bizarro, rua 7 de Setembro, retornando à Igreja. Entre as participantes da procissão, estava a agente comunitária de saúde, Edinara Medeiros, 47 anos. “Acompanho há anos a procissão de São José. Acredito que a fé nos move e que São José está sempre ao nosso lado em momentos de dificuldades, angústia e felicidade. Precisamos confiar em seu poder”, diz.
No almoço no Salão Paroquial foram servidas cerca de 400 pessoas. Neste ano, a organização optou em realizar show de talentos locais à tarde, sem a realização do baile. Teve a apresentação do grupo de Curso de Liderança Juvenil Cristã (CLJ), Alana Porto Pereira, Querim Zanette e Juarez de Jesus, e das meninas Sara Porto, Ana Lívia Lourenço da Silva e Lara Ramos Couto. Houve ainda o sorteio da rifa, com cerca de 50 prêmios.
No final da tarde, em um palco montado na rua General Osório, por mais de uma hora, apresentou-se o cantor e compositor nativista Wilson Paim, que possui mais 40 de CD’s lançados (incluindo participações) e dois DVD’s. No repertório, canções premiadas em festivais realizados no Rio Grande do Sul como e últimas gravações. A abertura do show foi com Oh! De Casa, seguida de Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, Guri, Martim Pescador. Teve, ainda, Querência Amada e músicas conhecidas nacionalmente, como Fogão de Lenha. Durante o show, ele chamou a segunda prenda mirim do CTG Pelego Branco, Lara Ramos Couto, e cantaram Vitória-régia. O encerramento foi com Nossa Senhora e a Oração da Família.
Na primeira fila do show, estava a família do baixista da banda de Paim, Diego Herêncio, que é taquariense. Após o show, o cantor recebeu o público no salão paroquial para autógrafos, fotos e venda de cds e dvds. “Fiquei bastante feliz em cantar aqui. Fiquei sabendo que a festa quebrou um costume de mais de 100 anos que era somente um baile. Pensaram em fazer um show, e acho que foi bastante receptivo. Pode-se unir uma coisa com a outra, um ano um baile e no outro um show ou o baile e o show. Me senti muito em casa, foi um show que agradou muito, gosto quando me sinto bem no palco e sinto essa energia positiva do público. Fiquei muito feliz e gostaria muito de voltar”, salientou Wilson Paim.
A programação do Dia de São José iniciou em 10 de novembro, com a realização da novena. Antes disso, os festeiros percorreram as 27 comunidades da paróquia São José fazendo a divulgação. “A caminhada que fizemos foi uma experiência maravilhosa. Nas noites de novena, pudemos vivenciar a fé do povo e a devoção ao glorioso São José. Pudemos também experimentar a riqueza de dons da nossa igreja e conhecer um pouco mais dos diversos carismas. Ao povo de Taquari, deixamos esta mensagem: continuemos em oração por santas vocações”, avaliaram os organizadores através de nota. Sobre o show, “Wilson Paim foi uma excelente escolha pelo seu grande talento e pelo homem de fé que é. Apresentou-nos um show maravilhoso, de conteúdo cristão”.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...