As aulas da rede estadual de ensino iniciaram na quarta-feira, 20, e os alunos da Barão de Ibicuí, no bairro Santo Antônio, encontraram os muros com uma pintura novinha. É que no final das férias um grupo de pais, alunos e da direção uniu-se para dar mais cor ao educandário e pintou grande parte do muro de 50m de comprimento, enfrentando sol forte e calor.
Conforme a integrante do Círculo de Pais e Mestres (CPM), Leni Adriane Kuhn, a opção foi por poupar o recurso da mão de obra. “Um valor que poderá ser gasto em outras coisas”, comenta. Além disso, para ela, a ação demonstra que ser pai é colaborar com a escola e dar exemplo aos filhos. “A escola não é só um lugar para onde levamos nossos filhos e sim, uma extensão da nossa casa”, diz a mãe.
A diretora do educandário, Rosângela Rocha, conta que outra prioridade era a troca da sala da secretaria para um espaço mais amplo e mais próximo da entrada da escola e que, com o valor da mão de obra da pintura, orçado em R$ 3 mil, foram pagos o pedreiro que fez a reforma e as instalações de internet e energia elétrica. “É vital para a escola ter os pais trabalhando junto porque mostra onde o dinheiro é aplicado e dá a oportunidade de participarem. Imagino a escola como uma comunidade”.
O empresário Josué Saldanha Lopes, 38 anos, é pai de um menino que está no 3º ano e soube que a diretora estava buscando colaborações para fazer o trabalho de melhoria e se dispôs a ajudar. “O que me motivou foi a ação da própria diretora, imaginei que ela tinha condição de não estar no sol pintando o muro, mas resolveu estar ali para melhoria da escola e especialmente para o meu filho, que estuda ali. Me senti na obrigação de, pelo menos, apoiar a iniciativa de fazer uma escola alegre. Estes pequenos detalhes fazem a diferença”, explica o pai.
O trabalho iniciado na semana passada, como é voluntário, conta com a disponibilidade dos pais e deverá ser concluído nos próximos finais de semana.