O prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, e o vice André Brito participaram de audiência com o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cézar Schirmer, em seu gabinete, na sede da secretaria, em Porto Alegre, na sexta-feira, 21 de dezembro.
O objetivo foi a assinatura do convênio para a instalação do sistema de videomonitoramento em Taquari. Também participaram do encontro o vereador Ramon Kern de Jesus, o presidente do CDL, Maicon Costa, e o diretor de Capacitação do CDL, César Augusto Ferreira Filho.
Conforme o prefeito Maneco, o convênio com o Estado permitirá que a Brigada Militar acompanhe o sistema através da sala de monitoramento, interligado com o sistema de todo o Estado. Trata-se, conforme ressalta o prefeito Maneco, de um passo fundamental para a consolidação de um projeto de grande importância para a segurança do município. “Agora, juntamente com a CDL, vamos viabilizar os recursos para a compra e a instalação dos equipamentos”, afirma o chefe do Executivo.
O presidente do CDL, Maicon Costa, explicou que o sistema será desenvolvido em etapas, a partir, provavelmente, de janeiro e o investimento será de cerca de R$ 200 mil. De acordo com Costa, o sistema de monitoramento é uma luta antiga da CDL. “Mas agora, após assinado o convênio, iremos trabalhar incansavelmente para tornar realidade o mais rápido possível”. Serão cerca de 20 câmeras espalhadas pelo Centro e bairros da cidade, monitoradas 24 horas por dia pela Brigada Militar.
Taquari é uma das 401 cidades gaúchas cadastradas no Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), do governo do Estado. A solicitação foi feita em outubro de 2017, e o convênio de adesão ao programa foi publicado em janeiro de 2018, no Diário Oficial.