E os gremistas foram para a lama, mais uma vez. Pelo segundo ano consecutivo, os colorados levaram a melhor no tradicional Gre-Nal da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na última sexta-feira, e mandaram os gremistas para o temido banho de lama.
No primeiro jogo da noite, no Gre-Nal das Crianças (até 14 anos) deu Grêmio que, pelo segundo ano consecutivo, venceu de goleada, desta vez por 5 a 0, gols de Forgiarini, duas vezes, Kadu, João Adélio e Dudu, mostrando que vem uma safra boa de gremistas para daqui a alguns anos. No ano passado, o tricolor havia goleado os colorados por 8 a 1.
Pela categoria “Baba”, já na programação oficial, mesmo sem valer pontos para o banho de lama, os colorados mostraram força e golearam, também pelo segundo ano consecutivo, agora, por por 5 a 0, gols de Serginho, duas vezes, Arlan, outros dois, e Adélio. No ano passado, o Inter já havia vencido na “Baba” por 6 a 0. O prêmio para a vitória dos colorados foram 12 litrões de cerveja.
No terceiro jogo da noite, pela Força Livre B, valendo o primeiro ponto, os colorados, em jogo disputadíssimo, venceram pelo segundo ano consecutivo, desta vez por 3 a 2, gols de Charlinho, Thales Machado e Grau. Daniel Rolim e Luquinha descontaram para o Grêmio que, nesta categoria, não vence desde 2011. No ano passado, os colorados venceram por 1 a 0 nesta categoria.
No jogo seguinte, pela categoria Veteranos (nascidos até 1979), em jogo equilibrado o Grêmio levou a melhor, também pela segunda temporada consecutiva, desta vez ao vencer por 2 a 1, gols de Pescocinho e Juninho. Gutinho marcou o gol de honra do Inter. No ano passado, o Grêmio, na Veteranos, venceu por 1 a 0.
Com uma vitória para cada equipe, o duelo ficou empatado em 1 a 1. E isso obrigava as duas equipes a buscar a vitória na Força Livre A, no tempo normal, na prorrogação ou nas penalidades.
Com um time mais equilibrado, o Inter iniciou melhor o confronto e, nos primeiros minutos, abriu o placar com Prisco. O Grêmio tentou o empate, mas esbarrou na organizada defesa dos colorados que, antes dos 10 minutos, com Jorjão, ampliou o escore, 2 a 0 Inter. Com dois gols de vantagem e melhor em campo, o Inter administrou e, nos últimos minitos do primeiro tempo, num contra-ataque, Jorjão aproveitou, chutou por baixo de Juliano e correu para o abraço, 3 a 0 Inter.
Após o descanso do intervalo, as equipes voltaram para a segunda etapa mantendo o ritmo acelerado do primeiro tempo. Talvez por ter uma grande vantagem no placar, o Inter relaxou em campo, o que permiitiu a reação do Grêmio. Tiaguinho fez o primeiro gol dos gremistas, que continuaram em cima para evitar o banho de lama. Na segunda metade da etapa final, numa linda jogada entre três defensores do Inter, Ricardo tirou da marcação e chutou no ângulo de Leo, 3 a 2. O gol colocou fogo na partida e o Grêmio ainda teve chances de empatar, o que não conseguiu e o marcador final ficou mesmo no 3 a 2 para o Inter que, pelo segundo ano consecutivo, derrotou o Grêmio. No ano passado, os colorados venceram por 4 a 2.
O Inter jogou com Leo; Testa, Thiago Machado, Prisco, Heitor, Darlhing, Filipi Vargas, Joel, Fernando Flores e Jorjão. O Grêmio foi para o Gre-Nal com Juliano; Mateus Martins, João Pedro, Mosca, Ricardo, Lunardo, Tiaguinho, Renan e Xandi, que é colorado, mas jogou para o Grêmio por desentendimentos com os organizadores do time do Inter. A direção da AABB estuda o que fazer com o caso.
Em relação aos times do ano passado, os dois tiveram cinco ausências. No Inter, foram desfalques Anderson Brandão, Fredão, Pepê, Maycon e Oriel, enquanto no Grêmio Vítor, Samuca, Bruno Flores, Lucas Martin e Augustinho.
Na contagem para definir o ganhador do evento, o Inter venceu por 3 a 1, já que a Força Livre A vale dois pontos, e mandou os gremistas para o temido banho de lama.
Os escolhidos para o banho foram Rotta, Dudi, Dieguinho, Tiaguinho, João Gabriel, Xandi, Ricardo, Renan e Bruno Lang. Artur, João Pedro e Samuel também foram escolhidos para o banho, mas não compareceram. Pelo regulamento, os três estariam excluídos do evento de 2019.
Um pouco da história
Nos últimos 14 Gre-Nais da Força Livre B, o Inter venceu nove vezes, o Grêmio três e houve ainda dois empates. Neste período, o Inter marcou 36 gols, contra 25 dos tricolores. A última vitória do Grêmio na Força Livre B foi em 2011, quando venceu por 6 a 4. A maior goleada foi do Inter, em 2013, quando venceu por 8 a 1.
Na Master, nos últimos 14 jogos, o Grêmio e Inter venceram seis vezes cada um, além de dois empates. Neste período, o Inter marcou 32 gols, contra 29 do Grêmio. A maior goleada desde 2005 foi do Inter, em 2008, quando venceu por 8 a 3.
Na Força Livre A, depois de quebar, em 2017, um tabu que durava 11 anos, já que não vencia na categoria principal desde 2006, os colorados tomaram gosto pela vitória e venceram pelo segundo ano consecutivo. Nos últimos 14 jogos, o Grêmio venceu oito vezes, contra três vitórias do Inter, além de três empates. Neste período, o Grêmio marcou 23 gols, contra 19 do Inter. A maior goleada foi do Inter, em 2006, por 4 a 1.
Nos últimos 15 Gre-Nais da AABB, os gremistas mandaram os colorados para a lama nove vezes, em 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2014 e 2016, contra seis vitórias do Inter, em 2006, 2007, 2013, 2015, 2017 e 2018.