Um seminário na Câmara de Vereadores, realizado na manhã da sexta-feira, 14, tratou de questões relacionadas às normas sanitárias para comercialização de mel in natura.
A médica veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, Maluza Feltrin, falou sobre a legislação. “Temos que trabalhar em um ambiente seguro, e os requisitos sanitários serão cobrados e monitorados no Serviço de Inspeção, por isso a importância de ter um estabelecimento registrado, porque a fiscalizalização estará visitando com frequência e os produtores vão poder dizer, com orgulho, que estão registrados, legalizados, transferindo a segurança para o consumidor final”, destacou.
Ela falou sobre as instalações necessárias, os equipamentos e os itens de certificação. “Hoje, o consumidor consegue olhar o rótulo e interpretar que aquele selo de inspeção é bastante significativo e com segurança para o consumo do produto de qualidade. (…) Quando a gente fala de alimento, tem uma coisa que não conseguimos abrir mão, que é a higiene. Queremos comprar o produto que tenha sido processado em um ambiente minimamente limpo”, ressalta.
A programação do seminário também abordou as linhas de crédito disponíveis, assunto tratado pelo Engenheiro Agrônomo da EMATER de Taquari, Marcos Bender, e a realidade da Associação dos Apicultores de Santa Cruz do Sul, abordado pelo técnico responsável, Lênio Augusto Trevisan.
O evento foi organizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Taquari, através das médicas veterinárias, Maria Izabel Appel, que é a responsável pelo setor, Eduarda Nunes e da servidora administrativa, Lúcia Forgiarini.
Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, mais de 20 pessoas participaram do seminário.