A primeira fase do Regional Certel/Sicredi da categoria Veteranos chega na sua metade e o Pinheiros já tem uma decisão pela frente, neste domingo. Em Roca Sales, o alvi-verde encara o Concórdia, que lidera o certame com 100% de aproveitamento. Se vencer, o Pinheiros vai aos 10 pontos e assume a liderança do certame lhe restando dois jogos para fazer dentro de casa.
Ocupando a segunda colocação do ranking, o Pinheiros faz, contra o Concórdia, o seu último jogo fora de casa nesta primeira fase. Com sete pontos e dois atrás do clube de Roca Sales, o Pinheiros vê numa vitória a possibilidade de encerrar a primeira fase no topo do ranking, já que nas últimas duas rodadas o alvi-verde joga em casa e só dependeria de seus resultados para conseguir isto. Até mesmo um empate não é visto com maus olhos no Pinheirão. Acontecendo um resultado igual, o Pinheiros se mantém a dois pontos do líder que, ao contrário do Pinheiros, que só joga em casa até o final da fase, terá seus últimos dois compromissos fora de casa. Após o duelo com o Concórdia, o Pinheiros ainda enfrenta, nesta fase, o Santa Clara, de Santa Clara do Sul, oitavo colocado, e o Assespe, de Venâncio Aires, quarto colocado e atual vice-campeão. Já o Concórdia, nas últimas duas rodadas enfrenta o Ribeirense, nono colocado, em Teutônia, e o União, de Palmas, quinto colocado, em Encantado.
Além da boa campanha, o Pinheiros tem, neste ano, ao contrário de temporadas anteriores, boa disciplina, o que aumenta as chances de trazer o jogo da volta dos mata-matas para o Pinheirão, o que não aconteceu nos últimos regionais.
Para o próximo domingo, o Pinheiros não tem desfalques por suspensão, porém, o zagueiro Alex Bach sentiu a panturrilha no último jogo e é dúvida. Com isso, a provável escalação para a decisão com o Concórdia é Ricardo; Xandi Santos (Felipe), Gossmann, Felipe (Alex Bach) (Vanva) e Grochewiski; Sandro Freitas, Paulinho Pimenta, Xandi Pinheiro e Leandro Brandão; Cristiano Haetinger e Evandro.
Além do confronto entre Concórdia e Pinheiros, neste domingo, mais quatro jogos completam a quarta rodada do Regional. Em Linha Franck, o Juventude, que ocupa a penúltima colocação, recebe o Gaúcho, atual campeão, no clássico de Teutônia. Em Encantado, o União, de Palmas, encara o Assespe, de Venâncio Aires, em confronto direto pela terceira colocação. Em Sério, o XV de Novembro tem pela frente o Internacional, de Lajeado, que tenta a primeira vitória para entrar no G8. E fechando a rodada, o Águia Azul, de Fazenda Vilanova, que não vive boa fase e está na lanterna do Regional, em Teutônia, encara o Santa Clara, de Santa Clara do Sul, que precisa somar pontos para se manter no G8. Os jogos do último final de semana, devido à chuva, foram transferidos para o final da primeira fase.