Em uma cidade pequena como Tabaí, a prefeitura acaba tomando uma importância muito grande, principalmente, em relação à disponibilidade de vagas de trabalho. O próprio prefeito, Arsênio Cardoso (DEM), admitiu em entrevista a O Fato Novo, na edição de 24 de agosto, que alimenta esta certa dependência, quando disse: “mas não posso negar que gosto de dar emprego às pessoas, até mesmo, porque já passei por dificuldades de emprego e sei que os dias são desafiantes para quem quer vencer na vida”. Sim, um prefeito deve se preocupar em gerar empregos, mas atraindo investimento para o município, ou seja, estimulando a abertura de empresas, comércio e negócios. Na prefeitura a função primordial de um prefeito é administrar e oferecer bons serviços para a população e não empregá-la. Até porque apenas uma parcela da comunidade é beneficiada com esta política. Geralmente, aqueles que têm proximidade ou é da base eleitoral do prefeito. A prática de distribuir cargos para os parceiros políticos só beneficia um grupo que dá sustentação política ao prefeito e prejudica todo o restante da sociedade, na medida em que consome os recursos que são de todos, e que fazem falta para atender as políticas públicas básicas.
O prefeito Arsênio Cardoso ainda diz que 52% do seu orçamento está comprometido com o pagamento da folha de funcionários, mas que o maior problema do seu orçamento é a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios e que este valor teria ficado 30% abaixo do projetado. Entretanto, se observarmos nos dados na tabela abaixo, disponível na internet, no ano de 2017, o repasse chegou a 96.6% do valor previsto. E neste ano, provavelmente o percentual será parecido. De acordo com o prefeito, este valor teria sofrido uma queda de 30% nos dois últimos anos, o que não se configura uma verdade.
Prefeito Arsênio tem que repensar sua forma de “dar emprego” para a população, pois ela pode ser injusta e não contemplar a coletividade. Assim como apresentar dados mais precisos do seu orçamento, pois é direito do cidadão saber como o dinheiro do seu imposto está sendo aplicado.
Além disso, verifique
TABAÍ: Prefeito diz que há dívida de quase R$ 1 milhão em precatórios
O prefeito Anderson Vargas (PT) publicou vídeo em sua rede social, no dia 24 de ...