O grupo Origens, de Paverama, realizou seu tradicional encontro de grupos de danças folclóricas na noite do último sábado, 18 de agosto, no Ginásio Católico do Centro.
O evento reuniu 22 grupos de diversos municípios do estado e marcou a passagem do aniversário de 25 anos do Origens. Segundo a organização, cerca de 500 pessoas participaram do encontro.
Esta foi a 15ª edição do evento. Durante a programação, foram realizadas homenagens aos ex-presidentes do Origens, além da idealizadora do grupo, Clea Markus Schuch, e da primeira professora de dança, Líria Zimmermann Wiebusch. Os grupos visitantes também se apresentaram ao público durante a noite. Após as apresentações, foi realizado baile com a Banda Alma Nova.
O grupo conta com 60 integrantes, divididos nas categorias Mirim, Infantil, Oficial e Casados, e busca manter vivos os costumes dos antepassados germânicos para preservar a história da comunidade local. Desde sua fundação, o Origens representou Paverama em diversos eventos do país e já se apresentou também na Venezuela. Atualmente, o grupo é coordenado por Alici Feyh.
Para a secretária do Origens, Alini Feyh, o evento do último final de semana foi emocionante, pois possibilitou a integração entre dançarinos e ex-integrantes do grupo, muitos com filhos dançando hoje nas categorias infantis do Origens, além de reunir pessoas importantes na trajetória do grupo. “O Origens continua batalhando para manter viva a tradição trazida pelos nossos antepassados e que faz parte da cultura de nosso município de Paverama, esperamos comemorar mais bodas como essa”, relatou Alini.