Recentemente o município inaugurou seu novo Centro Administrativo. Com estruturas modernas, o prédio fica situado na rua Jacob Flach, nos fundos da antiga Prefeitura. Com a mudança para as novas instalações, as antigas estão inutilizadas. Nesta semana, O Fato Novo ouviu a população sobre o que deve ser feito com a sede velha.
O jornal conversou com seis pessoas que caminhavam pelo Centro do município, na manhã da última quarta-feira. As moradoras do bairro Morro Azul, Roseli Vargas, 51 anos, e Meri Terecinha Griebeler, 47 anos, disseram que as condições do prédio estão precárias e seria muito caro para restaurar. “É para ser um patrimonio histórico, mas ele está tão detonado, é muita goteira, muito podre, que eu não sei se vale a pena. Eu acho que devia ser demolido”, disse Roseli.
A moradora do Morro Bonito, Estela Nunes, 55 anos, é outra favorável à demolição. “Uma praça seria melhor para endireitar Paverama, ficar mais bonito”, considerou. O comerciante Gilmar Elias Haubenthal, 37 anos, e a vice-primeira dama, Ivani Terezinha Dickel, também preferem a demolição. “Se gasta muito para reformar, dá para fazer um prédio novo. Eu sou da opinião de demolir e fazer uma praça com luzes”, opinou Ivani.
O morador do Centro, Adelino José de Souza Neto, 59 anos, já tem uma opinião contrária à demolição. Para ele, é preciso reformar o prédio. “Manter para alguma coisa, como um museu de Paverama. É um prédio antigo”, considerou.
O que dizem os vereadores
Por telefone, na tarde de ontem, os vereadores de Paverama conversaram com O Fato Novo sobre o assunto. As opiniões estão divididas. Veja o que cada um disse.
Cenilda Cassol (PSB) – “É um prédio histórico, acredito que deve ser restaurado e utilizado para alguma coisa que beneficie a comunidade, uma biblioteca ou um museu, algum fim cultural”.
Carlos Dutra (PP) – “Acho que deve ser restaurado e utilizado para uma biblioteca, um museu cultural”.
Davi Souza (PDT) – “Na minha opinião deve ser feito plebiscito para ouvir o que a população acha”.
Joce Vargas (PMDB) – “Acho que tem que ser ouvida a população para tomar uma atitude em relação a isso, porque as opiniões divergem muito. Tem que ser feita uma consulta popular, audiência pública, plebiscito, votação pela internet, algo neste sentido”.
Ricardo Kochem (PMDB) – “Para mim tanto faz demolir ou restaurar. Se tiver uma votação na Câmara, eu vou pensar melhor sobre isso”.
Sérgio Griebeler (PP) – “Restaurado. O prédio é uma antiguidade, foi a primeira Caixa do município, e dá para fazer muitas atividades ali, uma biblioteca, e mais alguma outra atividade”.
Solferino Alves (PP) – “Eu acho que deveria ser demolido, gasta muito para reformar e esconde o prédio novo”.
Vanderlea Machado (PMDB) – “Eu acho que é caso para consultar a população para ver o que deve ser feito”.
* A vereadora Luciara Silva (PSDB) não atendeu às ligações do jornal.
Administração Municipal ainda não definiu o futuro do prédio
Por e-mail, através de sua assessoria de imprensa, a prefeitura de Paverama se manifestou sobre o assunto. No entanto, a administração municipal disse que ainda não decidiu o que vai fazer com o prédio, nem analisou qual o custo para a reforma das instalações.