O Taquariense começou com o pé esquedo o Regional Certel/Sicredi da categoria Titulares. Jogando no Álvaro Quadros, no Rincão, já que o gramado do Marques da Cunha estava sem condições, o alvi-azul perdeu por 2 a 0 para o bom time do Brasil, de Marques de Souza. Agora, o Taquariense folga neste domingo e volta a jogar pelo Regional no dia 12, em Vespasiano Corrêa, contra o Cruzeiro. Em Taquari, o próximo compromisso será somente no dia 26, contra o 7 de Setembro, de Capitão.
Toda estreia é difícil. Mas para o Taquariense houve alguns complicadores. Primeiro, o alvi-azul teve que jogar fora do Marques da Cunha, pois seu gramado não oferecia as melhores condições. O segundo foi a falta de tempo para preparação, e o terceiro e mais importante, ter pela frente um adversário tradicional, o Brasil, de Marques de Souza, tricampeão do Regional na década de 90 e que se beneficia por sua cidade ter poucos habitantes. Com isso, o clube pode inscrever até oito atletas de fora da sua cidade. E com este benefício dado pela Aslivata, o Brasil montou um time que é um dos candidatos ao título, pois conseguiu inscrever jogadores de alto nível.
E diante de um adversário forte logo na estreia, o Taquariense fez frente ao Brasil e, mesmo sem fazer uma atuação exuberante, mostrou que pode chegar longe no Regional.
No primeiro tempo, o Brasil adiantou as linhas e marcou o Taquariense no seu campo, o que dificultou a saída de bola do alvi-azul. Mas quando teve a bola, o Brasil usou e abusou da velocidade e habilidade de Douglas, que infernizou a defesa do Taquariense a tarde inteira. Logo aos três minutos, Douglas fez jogada pela ponta esquerda, passou por Fernando, cruzou e Tanque não alcançou.
Depois, aos poucos, o Taquariense começou a encaixar a marcação e tentou trocar passes no campo ofensivo. Aos 13 minutos, Douglas atravessou uma bola na frente da área, Casanova roubou de Gílson e, de frente para o gol, chutou rasteiro, mas o goleiro Douglas Barherdt salvou o Brasil.
Aos 24, o Brasil respondeu. Após passe apertado na saída de bola, Júnior roubou de Darlhing e fez bom passe para Douglas que, cara a cara com o gol, chutou rasteiro, mas Duda fez linda defesa e evitou a abertura do placar. Aos 32, Darlhing fez boa jogada pelo meio e tocou em Bruno Costa, que girou sobre a marcação e chutou forte, mas por cima. Aos 41, Casanova recebeu dentro da área, passou por Charles, foi no fundo e, sem ângulo, chutou, mas Douglas Barherdt espalmou para escanteio.
O confronto encaminhava-se para o intervalo com um empate, quando uma falha defensiva do Taquariense resultou na abertura do placar. Em mais uma saída errada da defesa, Douglas recebeu na entrada da área, livre e chutou colocado, no canto, sem chances para Duda, 1 a 0 Brasil. O gol não fez bem ao Taquariense, que se desconcentrou e, logo em seguida, aos 45, quase sofreu o segundo. Num contra-ataque, Tanque recebeu na entrada da área e rolou para a direita. O meia Fabrício chutou forte e a bola explodiu na trave esquerda de Duda.
Segundo tempo de pressão do Taquariense, mas sem sucesso
Na etapa final, o Taquariense voltou mais ofensivo, com a marcação adiantada e com menos preocupação defensiva, até porque precisava propor o jogo. E assim pressionou bastante o Brasil que, por pouco, não sofreu o empate aos 11 minutos. Após escanteio, Tiago Machado subiu mais alto do que Charles e cabeceou firme, tirando de Douglas Barherdt, mas Anderson salvou em cima da linha o empate. Aos 13, Casanova recebeu na esquerda e cruzou para a área. A bola pegou uma curva e quase enganou o goleiro, que conseguiu se recuperar e, rente a trave, espalmou para escanteio. Aos 20, após bate-rebate dentro da área, Jorge ficou com a sobra e cabeceu, mas Douglas Barherdt pegou mais uma.
Aos 34, num contra-ataque, Tiago Machado fez falta em Tanque para matar a jogada, levou o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Taquariense com um a menos.
E mesmo com 10 jogadores, o Taquariense continuou em cima, buscando o empate. Aos 39, João Pedro cobrou falta para a área, Ferefeto cabeceou para o meio e ninguém apareceu para colocar nas redes. Depois, aos poucos, o Taquariense foi sentindo o jogador a menos e começou a perder terreno. O confronto encaminhava-se para o final quando, aos 49, o Brasil ampliou. Após tiro de meta, a defesa do Taquariense não conseguiu marcar, Douglas dominou e rolou para Tanque que, de perna esquerda, da entrada da área, chutou forte, no canto, sem chances para Duda, 2 a 0 Brasil, placar final.
Agora, o Taquariense folga e só volta a campo no domingo, dia 12, quando, em Vespasiano Correa, encara o Cruzeiro, que também perdeu na estreia para o 7 de Setembro, em Arroio do Meio, por 2 a 0. No outro jogo da chave B, o Independente, em Cruzeiro do Sul, ficou no 0 a 0 com o Palanque, de Venâncio Aires. Neste domingo, jogam, em Vespasiano Corrêa, Cruzeiro e Palanque. O Brasil, em Marques de Souza, recebe o Independente e, em Arroio do Meio, o 7 de Setembro encara o 7 de Setembro, de Capitão.