Principal / Geral / Construção de nova ponte do Capão deve começar em 20 dias

Construção de nova ponte do Capão deve começar em 20 dias

A administração municipal informou que a construção da nova ponte do Capão, que liga o bairro Praia à localidade de Caramujo, deve iniciar em 20 de fevereiro, conforme cronograma apresentado pela empresa responsável pela obra. O anúncio foi feito na manhã da última quarta-feira, durante vistoria no local.

A ponte será elevada em 1,5 metro, chegando ao total de 18 metros de altura. A elevação era uma demanda dos produtores da localidade de Caramujo, já que, em cheias do rio, a travessia era um dos primeiros pontos a inundarem, dificultando a evacuação na enchente. Além disso, a largura da ponte passará de cinco para sete metros, sendo seis metros de pista para veículos e um metro de passarela para pedestres.
Em razão do alargamento, será necessária obtenção de licença ambiental para poda de algumas árvores das margens do riacho. “Em seguida, virá bióloga para fazer o projeto da derrubada das árvores. A ideia é obter essa licença ambiental o mais rápido possível para poder iniciar a obra”, informou o prefeito.
O investimento é de R$ 690 mil do governo Federal e cerca de R$ 160 mil da Prefeitura de Taquari. O prazo de execução da obra é de 90 dias, mas, segundoo prefeito, a empresa se comprometeu em concluir os serviços até a primeira semana do mês de maio. A vencedora da licitação foi a empresa Pizzato Engenharia em Pré-Moldados Ltda, de Alvorada, que ficou responsável pela elaboração de projeto básico, projeto executivo e execução da obra de construção da ponte de concreto armado, pré-moldado.

Corsan mudará adutora de local

A água captada pela Corsan no Rio Taquari passa por uma adutora fixada na ponte do Capão. Para não prejudicar o serviço, a nova ponte começará a ser construída por fora da antiga estrutura. “A gente não vai poder mexer na ponte até ser resolvido o problema da adutora, pois se a adutora romper, fica sem água na cidade toda”, explica o secretário de Planejamento, Henrique Labres.
Conforme informações da unidade local da Corsan, a companhia deve fazer uma visita in loco a fim de definir a melhor solução para o caso. A ideia inicial é que a tubulação seja subterrânea e não mais fixada à ponte.

Em razão da obra, rodeio não ocorrerá em março

A 49ª edição do Rodeio Crioulo Estadual de Taquari será suspensa em razão da obra na ponte. Isso porque o evento ocorre tradicionalmente no segundo final de semana do mês de março, quando a reforma da ponte deve estar em andamento, e a travessia interditada.
O patrão do CTG Pelego Branco, entidade responsável pela organização do evento, Moacir Borguetto, contou que tanto o CTG quanto a Prefeitura de Taquari desejam realizar o rodeio de 2025 em outra data. “Nossa intenção é fazer, mas não podemos bater o martelo de nova data, porque há circunstâncias que devem ser analisadas”, explicou Moacir. A definição de novos dias para o evento depende da conclusão da obra, da busca por uma nova data junto ao calendário estadual do Movimento de Tradições Gaúchas (MTG) e das condições climáticas.

Além disso, verifique

Nova promotora destaca objetivos do trabalho e impressões da cidade

Desde o dia 4 de janeiro de 2025, a promotora Lunara Shigueko Andrade Yamasaki está ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ