O Pinheiros despediu-se da Copa Santiago de Futebol Juvenil na noite do último sábado, dia 11, ao perder por 1 a 0 para o Palmeiras.
Depois de perder na estreia por 1 a 0 para o Cruzeiro, de Santiago, e empatar em 1 a 1 com o Alajuelense, da Costa Rica, na quarta-feira e quinta-feira, dias 8 e 9, respectivamente, o Pinheiros entrou em campo na manhã da sexta-feira, dia 10, na obrigação de vencer o São José, de Porto Alegre, para ainda sonhar com uma das vagas nas quartas de final da competição. Mas assim como aconteceu nas primeiras partidas, o Pinheiros voltou a sair atrás no placar, o que obrigou o time a correr por melhor resultado. Precisando vencer, o alvi-verde se abriu e o São José, na sua segunda chegada mais forte foi efetivo e colocou nas redes, decretando o placar final em 2 a 0. Não bastasse a derrota, o Pinheiros viu o Alajuelense, ainda na sexta-feira, empatar em 0 a 0 com o Cruzeiro, placar que empurrou o alvi-verde para a lanterna da chave B.
No sábado, dia 11, o Alajuelense marcou o seu terceiro ponto na competição ao empatar em 1 a 1 com o São José, resultado que deixou o Pinheiros na obrigação de vencer o Palmeiras no jogo de fundo, caso contrário estaria eliminado.
Na obrigação de vencer, o Pinheiros teve um bom início diante do Palmeiras. Contudo, aos poucos, o alvi-verde foi perdendo forças, e o time paulista passou a criar chances, mas parou na grande atuação do goleiro Antônio, que salvou em vários momentos. De tanto insistir, o Palmeiras conseguiu o gol da vitória por 1 a 0 ainda na etapa inicial.
No segundo tempo, o Pinheiros ainda tentou, mas não teve forças para buscar a virada e acabou eliminado da Copa Santiago.
No domingo, pela última rodada da chave B, o Palmeiras goleou por 5 a 0 o Alajuelense, enquanto o Cruzeiro derrotou o São José por 2 a 1. Com os resultados, o Palmeiras encerrou em primeiro, com nove pontos, seguido por São José, em segundo, e Cruzeiro, em terceiro, ambos com sete pontos, e Alajuelense, em quarto, com três pontos. O Pinheiros foi o quinto, com um.
Na chave A, com vitórias sobre o Grêmio, por 2 a 1, e Juventude, por 1 a 0, o Inter encerrou em primeiro, com 10 pontos. O Juventude foi o segundo, com nove, o Grêmio, o terceiro, com seis, e o Criciúma, o quarto, com quatro. O Salto, do Uruguai, sem somar pontos, ficou em quinto e foi eliminado.
Nas quartas de final, na terça-feira, dia 14, o Cruzeiro surpreendeu e derrotou o Juventude por 1 a 0, enquanto o Grêmio eliminou o São José ao vencer por 1 a 0. Na quarta-feira, dia 15, surpresa na eliminação do Internacional ao perder por 2 a 1 para o Alajuelense. Já o Palmeiras, goleou o Criciúma por 4 a 1 e ficou com a última vaga da terceira fase. Nas semifinais, hoje, às 19h, o Palmeiras terá pela frente o Cruzeiro. Na outra semifinal, também hoje, às 21h, o Grêmio encara o Alajuelense, surpresa do torneio. A final será no domingo, dia 18, às 18h30min.