O taquariense Marcos César dos Santos, 54 anos, terá sua história contada no livro “Tudo sobre nós, por nós – Trajetórias e vivências de pessoas com deficiência da Justiça do Trabalho”. A obra reúne 36 histórias de juízes e servidores com deficiência que atuam da Justiça do Trabalho e será lançada na próxima terça-feira, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, durante o seminário “Ativismos para a luta anticapacitista no trabalho”.
Marcos César sofreu um acidente de trânsito aos 18 anos, quando viajava para Triunfo. Ele teve uma lesão medular, que o deixou com paralisia parcial do lado direito, o que afeta os movimentos finos da mão e do pé. Anos após o acidente, já formado em Direito pela PUCRS, ele ingressou na Justiça do Trabalho e, em 2010, passou a atuar em Taquari. Na época, havia vaga para a função de secretário de audiência, a qual interessou o taquariense. “Tem que ser rápido para digitar as audiências em tempo real, mas eu criei uma técnica. Pedi a oportunidade para a juíza da época e ela disse para eu fazer um teste. Desde então, já trocaram muitos juízes e eu sigo como secretário de audiência”, conta.
A técnica aplicada por Marcos é digitar majoritariamente com a mão esquerda e utilizar apenas o dedo anelar direito para auxiliar, deixando a mão na diagonal para que os demais dedos não encostem no teclado, já que tem essa dificuldade de controle nos movimentos da mão direita.
Para o taquariense, ter sua história contada em um livro “é uma forma de dar visibilidade às várias formas de deficiências que nos rodeiam”. “A atitude positiva perante a vida, faz com que enfrentemos as dificuldades e ultrapassemos obstáculos”, disse.
Marcos César é filho do ex-vereador Paulo de Araújo Pereira (Galego) e Nedi dos Santos Pereira (in memoriam).