Neste domingo, Taquariense e Juventude iniciam a caminhada no Regional Certel/Sicredi da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), título inédito para o município. No Marques da Cunha, o alvi-azul recebe o Tiradentes, de Nova Bréscia. Já o clube do Rincão, em Venâncio Aires, encara o 11 Unidos. Os jogos de Aspirantes iniciam às 13h30min, enquanto os da Titulares, às 15h30min.
Depois de conquistar o bicampeonato do Municipal de Futebol de Campo, o Taquariense concentra as suas atenções no Regional, competição que o clube disputa desde 2013. E para o certame deste ano, o clube promoveu uma reformulação grande no elenco principal. Jogadores experientes e base do time bicampeão do Municipal, como o goleiro Leo, os zagueiros Thiago Machado e Maciel Lautert, o ala Casanova, e o volante Fernando Queiroz, além do meia-atacante Bruno Costa, não estarão no grupo para o Regional. Do elenco que iniciou a temporada, permanecem os zagueiros Bernardo, Andrei Donida e Lorenzo, os alas Dudu Capelão e Modinha, os volantes Dodô, Anderson Brandão e Piba, os meias Guina e Bruninho e os atacantes Higor, Andrei Macedo e Theylor, artilheiro do Municipal com seis gols. As novidades, até agora, são 12. Para suprir a saída do goleiro Leo, que foi para o Juventude, o alvi-azul anunciou Ricardinho, que defendeu o São José no Municipal, e Didi, que fez parte do elenco do clube no Regional do ano passado, mas não entrou em campo. Para a defesa vieram Bicudo, também do São José, e Wagner, tricampeão Regional com Rui Barbosa, de Arroio do Meio, Olarias, de Lajeado, e Boavistense, de Boa Vista do Sul. Do Juventude vieram o ala Dani e o volante e ala Lunardo. Outras novidades são o ala Dener, o volante Dedé e o meia Jaderson. E para o ataque, os reforços são Bruno Nunes e Yuri, que também fizeram parte do elenco em 2023, e o centro-avante Pipe, campeão da Série B do Gauchão com o Cruzeiro, de Cachoeirinha, no ano passado. O Taquariense tem 25 jogadores inscritos, sendo 12 estrangeiros.
A comissão técnica será comandada por Antônio Carlos Praia Vilanova Júnior, o Juninho, campeão do Municipal há duas semanas, e que esteve à frente do clube na sua melhor participação, em 2018, quando encerrou em terceiro.
No Juventude, o clube também fez uma reformulação total no elenco em relação ao que disputou o Municipal e encerrou com a terceira colocação. São 18 novidades até agora, sendo que, dos 24 inscritos, 17 são estrangeiros. Do grupo para o Regional, que disputaram o Municipal, permanecem o zagueiro Pixena, o ala e volante Chico, o volante Frank, o meia Vampirinho, e os atacantes Jadson e Nikito. As novidades são o goleiro Leo, ex-taquariense, os zagueiros Prisco, ex-São José, Gandon e Lucas Amaral, os alas Augusto e Kevin, que estiveram no grupo no ano passado, além de Guga, os meio-campistas Heitor, ex-São José, Chi e Thoko, que fizeram parte do elenco em 2023, Silas, João Lunna, Leo Rabuske e Ígor e os atacantes Bruno Costa, ex-Taquariense, Matheus Melo, Willian Eduardo e Gabriel Silva. A comissão técnica será comandada pelo estreante Jorge Machado, o Jorjão, grande artilheiro da região e de Taquari, que pendurou as chuteiras no Municipal de Futebol deste ano, atuando pelo Juventude. O alvi-verde tem uma vaga aberta, que deve ser preenchida até o dia 29 de agosto, prazo final de inscrições.
O que chama a atenção nos estrangeiros de Taquariense e Juventude é que, na sua maioria, são atletas com passagens por clubes profissionais e destaques por competições de futebol amador do estado.
Na Titulares, em 2023, o Taquariense foi eliminado na segunda fase, pelo Estudiantes, que acabou sendo o campeão. O alvi-azul encerrou com a nona melhor campanha. O Juventude também foi eliminado na segunda fasem mas pelo Serrano, que acabou ficando em segundo. O alvi-verde do Rincão terminou o certame com a 11ª colocação. O Taquariense vai para a sua nona participação em Regional, a sexta consecutiva, já que participou das últimas cinco edições, 2017, 2018, 2019, 2022 e 2023. Antes, o clube havia disputado em 2013, 2014 e 2015. Em 2019, ano da melhor campanha do Taquariense no Regional, o alvi-azul encerrou em terceiro entre 20 clubes. O Juventude vai para a sua terceira participação. Além do ano passado, o alvi-verde havia disputado o certame em 2013, quando encerrou em 28º entre 42 clubes. Além de Taquariense e Juventudel, já disputaram o Regional representando Taquari o São José, na Veteranos (2023), Colorado (2016 e 2019), Danados (2016) e Pinheiros (2014 e 2015).
No último domingo houve duelo de abertura do Regional, entre Estudiantes e Nova Berlim, de Canudos do Vale, em Lajeado, com vitória do Estudiantes por 2 a 0. Neste domingo, além dos confrontos dos times de Taquari, pela chave B, em Westfália, o Juventude recebe o Serrano. Pela chave A, em Poço das Antes, o Poço das Antas tem pela frente o 7 de Setembro, de Capitão, enquanto o Juventude, em Guaporé, enfrenta o Canabarrense, de Teutônia. O Minuano, de Canudos do Vale, folga na rodada.
Na Aspirantes, dupla tenta refazer imagem da campanha de 2023
Na Aspirantes, Taquariense e Juventude entram em campo, neste domingo, para buscar refazer a imagem das campanhas péssimas que fizeram em 2023, quando foram eliminados na primeira fase com as duas piores campanhas entre 16 clubes.
O alvi-azul, que conquistou recentemente o Municipal da categoria, manteve 14 atletas daquele time e, mais uma vez, apostará na juventude do elenco e na sua categoria de base, que colocará 12 dos 25 atletas inscritos até aqui. Permanecem no Marques da Cunha atletas como os alas Kauan Porto, Otávio e Tchuco, os zagueiros Patriki Lima, Bibi, Paraguaio e Érick, os volantes Gustavinho e Murilo, os meias Lucas Luan e Wágner e os atacantes Everton, Diogo e Otávio Reis. As novidades para o Regional são os goleiros Pedro Coutinho, que faz parte do grupo em 2023 e, inclusive, atuou na Titulares, e Piauí, que vem do São José; o volante Gadão, que atuou no Juventude no primeiro semestre, mas fez parte do elenco do alvi-azul em 2023; os meias Nego, ex-São José, Ezequiel, que vem do Colorado, e Jeremias, que também atuaram no Taquariense no ano passado; e os atacantes Henrique Foragiarinni e Negueba, que fizeram parte do elenco da Titulares no primeiro semestre, além de Ferefeto, que vem do São José, mas também já teve passagem pelo clube há alguns anos. Além dos 25 inscritos na Aspirantes, cada clube pode incluir dois com idade Sub-15. Os inscritos do Taquariense são zagueiro Caio Lang e o atacante Gustavo Lourenço. O Taquariense ainda tem duas vagas abertas, que devem ser preenchidas até a semana que vem. O técnico será Matheus Porto, que esteve à frente do time no título do Municipal.
O Juventude também manteve alguns atletas do Municipal, como o zagueiro Eduardo Alves, os volantes Diecei, Baby e Silvinho, o ala Pedro Miranda, e o atacante João Miranda. Atletas como o goleiro Duda, os alas Thales Espinoza e Rogerinho, o meia Barel e o atacate Ronald, que atuaram no time de cima, foram inscritos na Aspirantes para o Regional. Entre as novidades estão o goleiro Diego, que fez parte do elenco em 2023; os zagueiros Henrique, ex-São José, e Guilherme; o ala Matheus Costa, de Porto Alegre; os volantes Vini e João Reis, ex-Colorado; os meias Tucho, que esteve no grupo no ano passado, Gustavo, Cauã Calkamnn, ex-Taquariense, Marcelinho e Cândido, ambos de Porto Alegre; e os atacantes Denílson e Max, que também estavam no grupo de 2023, além de Nycolas Gabriel, outro estrangeiro da capital. Os atletas Sub-15 do alvi-verde inscritos são o meia Biel e o ala Rodolfo. O técnico do Juventude na Aspirantes será Márcio Leitinho, que já foi campeão do Municipal na categoria principal com o Juventude em 2015, aliás, último título do clube.
No último domingo houve confronto de abertura, em Lajeado, entre Estudiantes e Nova Berlim, de Canudos do Vale. Na Aspirantes, o Estudiantes venceu por 3 a 2. Na primeira rodada, no próximo domingo, além dos jogos dos times de Taquari, pela chave B, em Westfália, o Juventude recebe o Serrano. Pela chave A, em Poço das Antas, o Poço das Antas encara o 7 de Setembro, de Capitão, enquanto o Juventude, em Guaporé, enfrenta o Canabarrense, de Teutônia. O Minuano, de Canudos do Vale, folga na rodada.
Regional será disputado por 13 clubes em 2024
O Regional Certel/Sicredi será disputado por 13 clubes em 2024. E Juventude e Taquariense caíram no mesmo grupo. Serão duas chaves, uma de seis e outra de sete. A dupla de Taquari terá como adversários na primeira fase o Serrano, de Encantado, campeão nas Aspirantes em 2023, Tiradentes, de Nova Bréscia, Juventude, de Linha Berlim, Westfália, e Onze Unidos, de Venâncio Aires. Na outra chave, ficaram Minuano e Nova Berlim, ambos de Canudos do Vale, Juventude, de Guaporé, Estudiantes, de Lajeado, campeão em 2023 na Titulares, Poço das Antas, Canabarrense, de Teutônia, e 7 de Setembro, de Capitão.
Na primeira fase, jogam todos contra todos dentro dos grupos, em apenas um turno. Na chave com seis clubes, a primeira rodada será repetida na última, com mando de campo invertido, para todos jogarem três em casa e três fora. Os quatro melhores de cada grupo passam para os mata-matas. Após, será feito um ranking, onde o primeiro terá pela frente o oitavo, o segundo, o sétimo, e, assim, sucessivamente.