O resultado de Taquari no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (SAERS) mostra que a maior parte dos alunos da rede pública de Taquari tem níveis baixos de conhecimento em português e matemática.
A situação mais preocupante é com estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, quando o percentual chega a quase 80%.
A avaliação do governo do Estado foi aplicada entre os dias 17 e 27 de outubro de 2022, com alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e com estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas municipais e estaduais. Em Taquari, 863 alunos fizeram a avaliação de português e 859, a de matemática.
De forma geral, os estudantes estão com melhor nível de rendimento escolar em português. Dos avaliados, 41% obtiveram conhecimento adequado ou avançado em português, e 59%, básico ou abaixo do básico. Em matemática, 27% tiveram rendimento adequado ou avançado, e 73%, básico ou abaixo do básico.
No estado, a média de português foi de 40,5% adequado ou avançado e 59,5% básico ou abaixo do básico, resultado um pouco inferior ao de Taquari. Em matemática, a média estadual foi de 28% adequado ou avançado e 72% básico e abaixo do básico, rendimento levemente superior ao do município.
Leia a matéria completa na edição impressa de O Fato.
Faça logo a sua assinatura. Ligue agora para 3653-3795.
Apenas R$ 12,50 mensais.