Os dados de outubro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foram disponibilizados, na última quarta-feira, pelo Ministério do Trabalho. Taquari registrou 31 demissões a mais do que contratações no período, deixando o município com saldo negativo pelo segundo mês consecutivo. Mesmo assim, no acumulado do ano, Taquari segue com resultado positivo, com abertura de 205 vagas entre janeiro e outubro.
O setor de Serviços foi o que registrou o pior saldo no mês, com 70 desligamentos a mais. Construção também ficou negativo, com uma demissão a mais do que contratação. Os demais segmentos tiveram desempenho positivo, sendo Indústria, 33, Comércio, 4, e Agropecuária, 3. Em setembro, Taquari já havia registrado resultado negativo, em 26.
No entanto, no acumulado do ano, a geração de emprego é positiva, com 205 contratações a mais, o sexto melhor desempenho do Vale. Entre janeiro e outubro de 2021, apenas o setor de Serviços registrou números negativos, com 46 demissões a mais. A Indústria abriu 106 vagas, o Comércio, 105, a Agropecuária, 22, e a Construção, 18.
Para a Prefeitura de Taquari, os números são bons. “Seguimos a como a sexta cidade do Vale em geração de emprego no acumulado do ano. Isso reforça o nosso trabalho em incentivo e valorização do empreendedor local. Em breve, com o condomínio industrial e políticas públicas de incentivo, a administração projeta um avanço na geração de empregos”, afirmou, em nota, a administração municipal.
Microrregião
Tabaí, também teve resultado negativo no mês, com uma demissão a mais, mas no acumulado do ano tem saldo de 101. Paverama abriu mais 22 vagas e tem 181 empregos a mais em 2021. Fazenda Vilanova registrou seis contratações a mais e está com 44 em todo o ano.