A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, de Taquari, recebe, desde junho de 2020, pacientes para tratamento da covid-19. Nesse período, por duas oportunidades, houve registro de superlotação.
Com o avanço da vacinação, a situação da pandemia tem melhorado e, desde a segunda-feira, 22 de novembro, a ocupação dos leitos de UTI está em 10%, ou seja, dos 10 leitos habilitados pelo Ministério da Saúde, apenas um está ocupado. No dia 18, ainda eram três pacientes internados na ala, os quais, dias depois, receberam alta. O paciente que segue internado é um homem, com 82 anos, de Arroio do Meio. Não há registro de taquarienses no setor desde o dia 13 de novembro.
A UTI covid-19 do Hospital São José, habilitada especialmente para o período pandêmico, esteve, por duas oportunidades, com superlotação. Em dezembro de 2020, havia 10 pacientes e outros dois aguardando transferência. Em março de 2021, novamente, eram 12 pessoas em estado grave, mas que não foram transferidas porque houve a ampliação do setor com mais dois leitos na instituição.
Também nesta semana, o Hospital Bruno Born, de Lajeado, anunciou que, pela primeira vez desde o início da pandemia, a ocupação da ala covid-19, tanto da observação, internação e de UTI, estava zerada. Este era o quadro às 8h30min da manhã de terça-feira. No final da tarde de ontem, seis pessoas estavam na observação, sendo três suspeitos de contaminação pelo coronavírus.
Taquari tem cinco casos ativos de covid-19
Dados da manhã de ontem, da secretaria municipal da Saúde, mostram que cinco pessoas estão identificadas com o vírus ativo, ou seja, quando podem contaminar outras e devem fazer isolamento. Há 37 pessoas monitoradas, o que inclui os casos ativos, seus familiares e 17 que aguardam resultado de exame. Na quinta-feira, 18, o município registrava 13 casos ativos. Desde o início da pandemia, em março de 2020, Taquari registra 3.578 casos da doença, sendo 3.497 recuperados e 76 óbitos.
Taquari terá vacinação nas escolas
A Prefeitura de Taquari realizará, na próxima semana, a vacinação contra a covid-19 em adolescentes, nas escolas das redes municipal, estadual e privada de Taquari. Entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, será desenvolvida a campanha “Escola Ensina e Adere à Vacina”, através da parceria entre a secretaria de Saúde e da Educação.
Conforme a Prefeitura, a estratégia de levar equipes às escolas é uma forma de facilitar a imunização e aproximar a vacina da rotina das pessoas. “É uma forma de incentivarmos a vacinação dos nossos adolescentes, pois queremos todos com a vacina no braço. É só desta forma que vamos vencer o coronavírus”, destacou o prefeito André Brito.
Os educandários vão disponibilizar uma sala para a equipe da secretaria da Saúde aplicar a dose do imunizante, na faixa de 12 a 17 anos. É necessário apresentar autorização assinada pelos pais ou responsáveis, conforme modelo encaminhado às escolas.
Neste sábado, 27, a unidade de Saúde do bairro Colônia 20 estará aberta, das 8h às 11h, para aplicação do imunizante contra a covid-19, tanto para quem precisa da primeira, segunda ou terceira dose. A dose de reforço é aplicada para quem fez a segunda dose há cinco meses.