A secretaria municipal de Assistência Social está organizando um abrigo temporário para pessoas em situação de rua. É a primeira vez que a iniciativa está sendo adotada no município e deve beneficiar, pelo menos, três pessoas que atualmente estão dormindo em locais públicos da cidade. O número de moradores de rua já foi maior em Taquari, mas alguns casos estão recebendo cuidados em instituições de saúde no momento.
O abrigo deve começar a funcionar até o dia 1º de agosto e será somente para os dias de inverno. “A pasta está organizando uma casa, que atenda às necessidades e possa acolher as pessoas em situação de rua. O local deverá conter dois quartos (masculino e feminino), banheiro e uma peça para fazerem as refeições”, informou a Assistência Social.
Serão oferecidas duas refeições diárias, janta e café da manhã. A comunidade pode ajudar doando roupas e alimentos à secretaria, que irá disponibilizar diariamente vestimentas limpas a essas pessoas. “Terá um responsável por abrir a casa às 19 horas e receber os moradores de rua, orientá-los para banho, janta e pernoite. Da mesma maneira, no dia seguinte, a pessoa será responsável pela limpeza e higienização da casa, sendo que o abrigo estará aberto das 19h às 8h”, informou a secretaria.
O valor do investimento necessário para o abrigo, que deve funcionar somente no inverno, está sendo calculado pela Prefeitura, pois ainda não foi firmado o contrato do aluguel para a realização do novo serviço. A administração também informou que o abrigo estará aberto para entidades religiosas e voluntários que queiram desenvolver atividades assistenciais no local.
A secretaria de Assistência Social também informou que, mesmo sem o início das atividades do abrigo, trabalha no acolhimento e auxílio de pessoas em situação de rua, com doação de alimentos e agasalhos. Ainda, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Sociais (CREAS), busca a retomada do vínculo familiar das pessoas em vulnerabilidade ou situação de rua.