A Prefeitura de Taquari está redobrando o alerta de cuidados para prevenção do coronavírus. Um carro de som está passando pelas ruas, reforçando a necessidade do uso de máscara, com campanha também pelas redes sociais.
Até a tarde de quinta-feira, 27 de maio, eram 40 pacientes ativos da doença, ou seja, quando a pessoa pode contaminar. No comparativo com o começo do mês, em 3 de maio, eram oito casos ativos; na quinta-feira, 20 de maio, eram 34 casos ativos.
A coordenadora de Saúde, Etiene Marques, diz que o alerta decorre do “aumento exponencial de casos de covid-19 no município”. Há 208 taquarienses em monitoramento e 48 aguardam resultado de exame, em análise pelo Estado. Na quinta-feira, 20 de maio, havia 154 monitorados e 38 aguardando o resultado do exame do coronavírus. “A medida básica de contenção da proliferação, como uso da máscara e os protocolos sanitários de higienização, que, desde o início da campanha, estamos propagando, parece que não está funcionando. Vamos pegar um pouco mais incisivamente para que as pessoas se protejam e protejam os outros com o uso da máscara”, afirma a coordenadora.
Taquari tem 3.081 casos confirmados no município, desde 30 de abril de 2020, quando foi identificado o primeiro paciente positivo para o vírus. São 2.976 recuperados e 65 óbitos registrados para Taquari, desde junho de 2020.
No Hospital São José, em Taquari, são cinco dos 10 leitos de UTI/Covid-19 ocupados, com pacientes de Taquari, Westfália, Arvorezinha, Arroio do Meio e Vacaria, e seis pessoas nos leitos clínicos para tratamento do coronavírus, todas de Taquari.
Ampliados grupos de vacinação contra o coronavírus
A Prefeitura ampliou os grupos que estão recebendo a vacinação contra o coronavírus, em Taquari. Desde ontem, 27 de maio, podem receber a dose, aplicada nas unidades Central, Praia e Colônia 20:
-Profissionais da Educação residentes em Taquari, mas que trabalham em outro município. É necessário comprovante do vínculo com a instituição de ensino e comprovante de residência.
-Trabalhadores da Educação do ensino superior, residentes em Taquari, com declaração ou comprovante de vínculo empregatício com a universidade e comprovante de residência.
-Profissionais da Segurança Pública, que eventualmente não tenham se vacinado, com a declaração do superior hierárquico demonstrando o vínculo com a instituição.
-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, motoristas e cobradores, com apresentação de declaração, conforme modelo disponibilizado pela Prefeitura e assinado pelo representante legal da empresa.
A 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) anunciou, ontem, a distribuição de 970 doses da vacina AstraZeneca para Taquari, 265 para Paverama e 135 para Fazenda Vilanova. Tabaí não integra a 16ª CRS, por isso não foi informado o quantitativo a ser disponibilizado ao município. Nesta sexta-feira, 28 de maio, segundo a Prefeitura, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados:
-Profissionais metroviários, ferroviários, aeroviários e aquaviários residentes em Taquari, sendo obrigatória a apresentação de uma declaração, conforme modelo fornecido pela Prefeitura, comprovando o vínculo profissional e a função exercida. O documento deve ser assinado pelo responsável ou proprietário da empresa
– Caminhoneiros, sendo necessária a apresentação da CNH C ou E, autodeclaração sobre o exercício da função ou Carteira de Trabalho com registro ativo da função.
A vacina é aplicada ainda nos profissionais das redes particular, municipal e estadual do ensino regular (que não inclui cursos de idiomas, profissionalizantes, superior nem de dança), para pessoas com 18 anos ou mais.
Nesta semana, a Prefeitura recebeu uma remessa de doses da Pfizer, que pode ser aplicada em gestantes com comorbidades e puérperas. Para isso, segundo a secretaria da Saúde, é necessário apresentar a recomendação médica.
Prefeito recebe 1ª dose da vacina
O prefeito André Brito recebeu, na segunda-feira, 24 de maio, a primeira dose da vacina AstraZeneca no posto do bairro Praia.
“Escolhi essa unidade de saúde, pois o Dr. Danilo, médico da nossa rede, foi um dos profissionais que me acompanhou durante um dos meus piores momentos, quando estava com covid-19, no final do ano passado”, publicou o prefeito, na rede social.
Ele disse ainda que já poderia ter recebido a imunização como portador de comorbidades, mas esperou os demais grupos receberem a vacina. “Faço um apelo a todos, estando em um dos grupos, vão aos postos e façam a vacina. Essa é a única forma de prevenção que temos. Se você tem comorbidade e está em dúvida, entre em contato com uma das unidades de saúde, nosso pessoal está lá para atender a todos. São profissionais capacitados”, alertou.
O prefeito falou ainda sobre a doença, a covid-19, pela qual foi atingido em novembro de 2020. “Tive o coronavírus e sei o quanto essa doença é cruel. Felizmente, eu venci, mas inúmeras pessoas faleceram em decorrência da covid-19. Faça a vacina! Ela é nossa única garantia. Nós vamos continuar imunizando a nossa população da forma mais transparente possível!”, escreveu.