Desde o dia 20 de janeiro de 2021, Taquari já recebeu, conforme o vacinômetro da secretaria estadual da Saúde, 8.970 doses da vacina (7.010 da Coronavac e 1.960 da AstraZeneca). Das doses recebidas, 81,7% já foram aplicadas, sendo 5.408 como primeira dose e 1.924, na segunda dose. Em relação ao número de habitantes, 26.838, de acordo com IBGE, são 20,2% de pessoas imunizadas, conforme dados até às 13 horas desta quinta-feira, 22 de abril, disponíveis no site da SES.
No levantamento das doses recebidas e aplicadas, Taquari ocupa a 16ª posição entre os municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Lajeado. O primeiro é Ilópolis com a aplicação de 93,6% das doses recebidas, seguido de Doutor Ricardo, com 91,4%.
Paverama tem 77,7% das doses recebidas, aplicadas e, em Fazenda Vilanova, são 70,1%.
Tabaí, que integra a 1ª CRS, com mais de 40 municípios, está com 75,1% das doses recebidas aplicadas.
Baixa procura na faixa dos 60 anos
A unidade de Saúde do Colônia 20 permaneceu aberta, na quarta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, para a aplicação da imunização contra a covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais. No entanto, nas quatro horas de funcionamento, apenas 10 pessoas estiveram no local.
Nesta semana, o prefeito André Brito (PDT) divulgou que há mais de 200 doses para essa faixa e que todas essas vacinas precisam ser aplicadas na primeira dose. “Só assim vamos ampliar para outras idades e pessoas com comorbidades”, informou.
Taquari está imunizando as pessoas na faixa dos 60 anos, na qual inicia o grupo de risco. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, não há definição quantos aos próximos grupos a receberem a vacina, o que será feito pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que isso seja divulgado a partir de hoje.
Movimento pela segunda dose
A Prefeitura também tem 680 vacinas a serem aplicadas na segunda dose, agendadas para o sábado. Para atender melhor esse público e evitar aglomerações, os postos do Colônia 20 e Central ficarão abertos, das 13h às 20h, nesta sexta-feira, ampliando o período de atendimento.
A coordenadora da epidemiologia, Andreia Silveira Oliveira, diz que a aplicação da segunda dose está sob controle, porque é feita busca ativa para que compareçam nas unidades de saúde e porque muitas pessoas retornam espontaneamente, “como deve ser”, alerta.
Na manhã de ontem, a movimentação era intensa no Posto Central. A moradora do bairro Coqueiros, Iolanda Duarte, 74 anos, fez a segunda dose do imunizante. Ela diz que se sente mais segura, mas que, mesmo assim, manterá os cuidados. “Só em casa e se cuidando porque do jeito que tá não adianta dizer que fez a segunda e está bem porque não tá”, afirma.
O morador do Bairro Leo Alvim Faller, Argemiro Capitani, 70 anos, também recebeu a segunda dose ontem. “Vou continuar me cuidando”, destaca.
Taquari tem 13 casos ativos de coronavírus
O número de casos ativos de covid-19 em Taquari está em queda há duas semanas. Na quinta-feira, 8 de abril, havia 30 pessoas positivadas para o coronavírus. Na quinta-feira, 15, o número de pessoas que podiam contaminar outras era de 20 e, ontem, estava em 13 casos ativos.
Situação semelhante a essa não era registrada há dois meses. No dia 11 de fevereiro, eram 7 casos ativos da doença. A partir daí, o número de pessoas identificadas com o vírus ativo no organismo começou a se elevar, chegando a 124 em 14 de março de 2021. Há 19 pessoas aguardando o resultado do exame de covid-19, e 71, em monitoramento.
Na Associação Pella Bethânia, que atende idosos, há quase 30 dias não são registrados novos casos da doença. “Graças ao trabalho e às vacinas”, destaca a coordenadora geral, Ana Paulo Genehr. A instituição registrou três óbitos ao longo da pandemia.
Desde 30 de março de 2020, Taquari registra 2.922 casos identificados de coronavírus, com 2.849 recuperados. Na terça-feira, 20 de abril, ocorreu o 60º óbito (desde junho de 2020) decorrente de complicações da covid-19. Uma mulher, com 67 anos, faleceu vítima de complicações provocadas pelo vírus.
A ocupação da UTI covid-19 do Hospital São José também teve queda. Na tarde de ontem, dos 10 leitos disponíveis, seis estavam ocupados, sendo quatro pessoas de Taquari (dois homens e duas mulheres, com idades entre 31 e 61 anos); uma de Sapiranga (mulher, 61 anos) e uma de Arvorezinha (mulher, 62 anos).
Nos leitos clínicos do Hospital São José há três pessoas, todas de Taquari.