O número de casos novos de coronavírus em Taquari foi de 60 entre os dias 20 e 26 de novembro, sendo 19 homens e 41 mulheres. Dado semelhante a esse ocorreu na semana anterior (de 13 a 19 de novembro), quando houve 59 casos de covid-19. Esse patamar tinha sido registrado no início de agosto quanto Taquari teve o seu pico na pandemia. Novembro já acumula 175 casos positivos de coronavírus. Em agosto foram 269 casos e em setembro, 207 casos.
Com os 60 novos desta semana, Taquari acumula 940 casos confirmados do coronavírus desde 30 de março, quando foi identificado o primeiro positivado. Os recuperados da doença somam 843 e há 520 pessoas em monitoramento. Há 80 pessoas com o vírus ativo e 70 aguardam o resultado do exame PCR/RT.
São, ao todo, 17 óbitos decorrentes do vírus, desde junho.
Na UTI Covid-19 do Hospital São José há cinco pessoas internadas , sendo três homens, um de Taquari, 62 anos, um de Caraá, 56 anos, e um de Muçum, 45 anos, e três mulheres, de Gravataí, 67 anos , de Palmares, 64 anos, e de Portão, 60 anos.
Prefeito e vice-prefeito estão com coronavírus
O prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e o vice-prefeito, André Brito, anunciaram, na terça-feira, 24 de novembro, nas suas redes sociais, que testaram positivo para covid-19.
“Acabo de ser informado sobre o novo exame a que fui submetido para possível detecção do coronavírus, e com a transparência que sempre tivemos, compartilho com todos vocês. Desta vez, infelizmente, o resultado deu positivo. Porém, estou assintomático, em isolamento, trabalhando em casa e cumprindo todos os protocolos de saúde exigidos”, escreveu o prefeito Maneco.
André Brito também se manifestou. “Primando pela transparência e pelo diálogo franco, que sempre foram e serão os pilares da minha vida, comunico a todos que fui diagnosticado com coronavírus após a realização de exames. Estou com sintomas leves, em isolamento, trabalhando em casa”, escreveu.
No Centro Administrativo, as atividades externas foram suspensas no primeiro andar para higienização. No local funcionam a secretaria de Saúde e Meio Ambiente e o setor de Licitações, que ficará fechado até que todos os colaboradores sejam submetidos à testagem, depois que um funcionário foi diagnosticado com a doença. Já o atendimento na secretaria de Saúde e Meio Ambiente estava previsto para retornar, na quarta-feira, dia 25.
Após recurso, Vale do Taquari permaneceu em bandeira laranja
O mapa preliminar da 29ª rodada do distanciamento controlado do governo do Estado, divulgado na sexta-feira, 20 de novembro, colocou o Vale do Taquari em bandeira vermelha, ou seja, com risco alto para o coronavírus. Na tarde da segunda-feira, 23 de novembro, o governador Eduardo Leite anunciou, em transmissão ao vivo pela rede social, o mapa definitivo, após os recursos das prefeituras.
O Vale do Taquari, onde está Taquari, permaneceu em bandeira laranja. Oito regiões estão em bandeira vermelha, ou seja, com risco epidemiológico alto.
Em Lajeado, conforme o governo do Estado, a ocupação hospitalar está aumentando, mas a região ainda apresenta mais de 80% de leitos clínicos disponíveis.