Desde 2013 quando assumiu o Executivo, o Governo Maneco ficou conhecido pelo foguetório no anúncio de suas conquistas, muitas vezes, a chegada de máquinas para a Obras ou Agricultura. Depois que saíram da exposição em frente à Prefeitura, estas máquinas e veículos não são vistos constantemente nas ruas. Por isso, nesta semana, O Fato Novo convidou o Prefeito Maneco e vice André Brito para mostrar o trabalho desenvolvido pelas recentes aquisições.
Conforme a Administração Municipal, desde 2013, foram adquiridas duas patrolas, seis caminhões truck, uma escavadeira hisdráulica, cinco retroescavadeiras, dois tratores, três plantadeiras, duas roçadeiras, uma carreta agrícola e quatro colhedoras. Na tarde da quarta-feira, uma patrola, dois caminhões truck e uma retroescavadeira atuavam na região de Júlio de Castilhos, Morro dos Garcia, Passo do Juncal e Rincão dos Porto, situada entre a RSC-287 e a BR-386, e uma escavadeira elétrica trabalhava na saibreira, na mesma localidade. O maquinário faz melhorias nas estradas e bueiros. Vias também estão sendo elevadas em alguns trechos que apresentavam problemas de alagamento, por falta de sarjetas ou em decorrência de açudes nas proximidades. Conforme o Prefeito, a secretaria de Obras atua em dois turnos para dar conta do serviço nos mais de 500 quilômetros de estrada de chão do município. “Foram três meses com chuvas que prejudicaram o nosso trabalho, porque não dá para mexer em terra molhada, se não vira lodo e não passa mais nada, atola os carros. Tem que ter três dias sem chuvas para fazer alguma coisa”, explica o Prefeito Maneco.
Um outro grupo equipado com o mesmo tipo de maquinário trabalhava na mehoria das estradas na região da Fazenda Legler e Campo do Estado. Para o serviço também estavam sendo utilizados dois caminhões truck, uma patrola e uma retroescavadeira. Outras duas retroescavadeiras e um caminhão truck estavam no pátio da secretaria de Obras, conhecido por britador. Uma retro e o caminhão ficam de reserva para o caso de acontecer algum problema com o maquinário que está trabalhando e outra retroescavadeira é utilizada somente durante a manhã, para colocação de canos e construção de bueiros na área urbana.
Já os tratores são utilizados por funcionários da Prefeitura para preparar terras de agricultores, conforme recebem pedidos. O mesmo ocorre com as plantadeiras, colhedoras e carreta agrícola. Conforme o secretário da Agricultura, Romacir Martins, nesta semana, duas plantadeiras haviam sido alugadas a produtores rurais. O restante do maquinário estava no britador.
Maneco e André relataram que, dos veículos adquiridos nos últimos anos, apenas uma retroescavadeira e um caminhão não estão sendo utilizados atualmente. Segundo eles, o caminhão passa por revisão e colocação de pneus e deve estar liberado em breve. Já a retroescavadeira apresentou problemas mecânicos e a Prefeitura tenta cobrar o conserto, orçado em mais de R$ 7 mil, da empresa responsável pela sua fabricação.