Faleceu no dia 27 de outubro, Heinz Friederich Elter, aos 92 anos, em Porto Alegre, onde residia. A causa da morte não foi divulgada. Foi fundador do Moinho Taquariense Ltda (Motasa), empresa reconhecida nacionalmente no ramo de farinhas e pré-mistura para panificação e confeitaria.
Natural da Alemanha, Sr. Elter, como era conhecido, mudou-se para o Brasil aos 24 anos, em 1951, com a finalidade de prestar serviços na instalação de moinhos. Na sua trajetória, colaborou, em 1954, na montagem de um empreendimento para a empresa Antônio Maria e Cia Ltda, em Taquari, que passou a chamar-se, no ano seguinte, Moinho Taquariense S.A. Em 1960, junto de sócios, Elter adquiriu o moinho, que atualmente é administrado pela segunda geração da família e que, hoje, atende clientes da área de panificação em todo o Brasil.
O empreendedor é destacado pela família como um homem de inteligência, dedicado, trabalhador, honesto e de muita generosidade, que será sempre lembrado por suas qualidades e pelas grandes conquistas que beneficiam e continuarão contemplando a comunidade taquariense. Do alto de seus 92 anos, ainda trabalhava ativamente, servindo de exemplo que vem sendo seguido por seus sucessores.
Elter deixa a esposa, Eda, os filhos Caroline e Andreas Elter, que atualmente estão no comando da Motasa, e também o filho Mathias Elter, que dirige outra empresa na cidade de Porto Alegre, na qual Elter também foi o fundador. A história de Heinz Elter será eternizada em livro.
