Principal / Geral / Reduz a procura por mamografia

Reduz a procura por mamografia

O Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, está chegando ao fim, mas os números de realização de mamografia, exame fundamental para o diagnóstico precoce da doença, não estão animadores em Taquari. Em 2020, houve significativa queda na procura, cerca de um terço em comparação a 2019.
Os números da Clínica Diagnóstica, que realiza os exames em Taquari através de convênio com o SUS, planos de saúde e particulares, mostram que, no mês passado, foram 141 mamografias realizadas, enquanto em setembro de 2019, foram 239. Em outubro, a procura pelo exame teve pequeno aumento chegando a 204 mamografias até a última quarta-feira, 28 de outubro, número ainda bastante inferior às 301 mamografias realizadas no mesmo mês em 2019.
A moradora de Taquari, Elsa Costa, 65 anos, é uma das mulheres que ainda não fez o exame em 2020. Ela decidiu fazer a mamografia somente quando amenizar a situação do coronavírus, já que faz parte do grupo de risco. “Todo ano eu faço, quero fazer ainda, mas vou esperar mais um pouco”, relatou. Já Casilene de Vargas Nunes, 28 anos, realizou o exame mesmo antes da idade indicada. Ela desconfiou de problemas na mama esquerda e procurou um médico. “Ele me pediu uma mamografia. Fiz e, graças a Deus, não era nada, não tinha nada grave”, contou.
Um dos sócios da clínica Diagnóstica, o médico Vagner Rosa Bizarro, disse que houve redução na realização dos exames para rastreamento do câncer de mama desde o início da pandemia, o que já era esperado em função de as pessoas estarem evitando o contato social. “Nos últimos dias, temos percebido um aumento, ainda que discreto, na demanda pelos exames de rastreamento, especialmente pela mamografia. Esperamos que, em breve, esta situação se normalize, principalmente para evitar o atraso no diagnóstico e não afetar a saúde da mulher”, relatou o médico.
A secretaria municipal de Saúde, responsável pelo agendamento de mamografias via Sistema Único de Saúde, informou que a oferta das vagas para realização do exame é feita pelo Governo do Estado, via sistema. A quota mensal é de 95 exames, mas houve redução durante o surto de Covid-19, que chegou a 70% nos meses de pico, segundo informou a Prefeitura. “De abril a outubro, a redução de procura foi considerável, porém, especialmente neste mês, os pacientes voltaram a demandar pela realização do exame”, disse  a secretaria de Saúde, através da assessoria de imprensa.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ