O número de ocorrências de violência doméstica registradas em Taquari reduziu em 27%.
Conforme dados da secretaria de Segurança Pública, do governo do Estado, de janeiro a setembro de 2020, foram 74 casos de ameaça e lesão corporal, com base na Lei Maria da Penha, em Taquari. No mesmo período do ano passado, haviam sido registradas 102 ocorrências do tipo. A redução é de um a cada quatro casos.
As ocorrências de ameaça foram as responsáveis pela diminuição nos índices. Em 2020, foram 45 registros, enquanto em 2019, haviam sido 102 casos. Os números atuais são 41% menores.
Nos casos de lesão corporal, quando a violência é consumada, houve pequeno aumento de registros. Foram 29 neste ano e 25 em 2019, num crescimento de 16%.
O Delegado Humberto Messa Roherig, atual responsável pela Polícia Civil em Taquari, disse que a diminuição dos casos acompanha outros municípios do Rio Grande do Sul. “A Polícia Civil credita esta redução, principalmente, aos efeitos positivos que as campanhas estão surtindo, à conscientização em relação à violência doméstica. Os agressores têm ciência agora das implicações que a Lei Maria da Penha tem. Os registros estão acontecendo, a Polícia Civil está fazendo os registros, inclusive online, estamos fazendo o acompanhamento das denúncias anônimas, analisamos a veracidade e confirmando se inicia um procedimento”, informa o delegado.
Durante a pandemia do novo coronavírus, além da Delegacia de Polícia e Brigada Militar, as mulheres podem também comunicar casos de violência doméstica em farmácias. A iniciativa é proposta pela Campanha Máscara Roxa, desenvolvida pelo comitê gaúcho ElesPorElas, e já teve um caso auxiliado em Taquari, no mês de julho. No município, quatro farmácias, das redes Vida e Associadas, participam da campanha. Para solicitar o apoio na farmácia, basta a vítima pedir ao atendente uma máscara roxa. Serão solicitadas algumas informações e o caso é comunicado à polícia. A campanha visa a oferecer um local discreto e mais uma possibilidade para as mulheres pedirem ajuda.
Além disso, verifique
Taquari fecha ano de 2024 com recorde no número de prisões por tráfico de drogas
De janeiro a dezembro de 2024, a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil prenderam, ...