O goleiro Diego Ferreira, natural de São Jerônimo, é o mais novo atleta do Pinheiros negociado com o Juventude, de Caxias do Sul. Com Diego, já são quatro os jogadores com passagem por Pinheiros e Pinheiros/Duttra que estão cedidos ao clube da Serra.
Diego veio para o Pinheiros no início de 2019 e destacou-se na meta do alvi-verde, na disputa do Estadual Juvenil da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Naquele certame, Diego chegou a ficar de 640 minutos, mais de sete partidas, sem sofrer gols, tornando-se um dos nomes do time que encerrou com a 18ª colocação entre 40 clubes.
Nascido em 2003, portanto, em seu último ano de Juvenil, em abril deste ano, Diego foi cedido ao Votuporanguense, de São Paulo, para integrar o elenco de Juniores (Sub-20) do clube paulista. Contudo, conforme o coordenador geral do Pinheiros, Antônio Carlos Dutra, o Gancho, o Juventude entrou em contato pedindo um goleiro e, com isso, foi solicitado o retorno do atleta para um período de testes em Caxias do Sul. “O Diego já estava integrado e alojado no Votuparanguense, mas como o Juventude me pediu um goleiro Sub-17, achamos melhor, em decisão conjunta nossa, do próprio Diego e de familiares, ir para o Juventude.”
Ainda de acordo com Gancho, Diego integrará o elenco Juvenil, que jogará a Copa Santiago, disputada em Santiago, prevista para ocorrer em janeiro de 2021. Esta é a mesma competição que se destacaram o atacante Theylor e o ala e volante Luís Fernando, ambos encaminhados pelo Pinheiros, em janeiro de 2020. Na ocasião, o Juventude encerrou com o vice-campeonato, perdendo o título na final para o Palmeiras.
Theylor, inclusive, foi destaque da Copa Santiago, o artilheiro do time e, em setembro, assinou contrato profissional de dois anos com o Juventude, mesmo tendo idade de Juvenil. No clube da Serra, Theylor está treinando com o time B do Juventude e, as vezes, é utilizado em treinamentos também do time principal, que disputa a Série B do Brasileirão e a Copa do Brasil. Luís Fernando, nascido em 2002, integra o elenco do Sub-20, mas, devido à pandemia, está parado, pois o Juventude não está tendo atividades no departamento amador.
Além deles, está no Juventude o volante Álvaro Martin, nico com passagem pelo Pinheiros e Pinheiros/Duttra, mas que não fez parte do projeto Juvenil, iniciado em 2017. Antes do Juventude, Álvaro atuava no Grêmio.
Diego, por enquanto, ficará em Taquari, treinando com o Pinheiros, até que o Juventude retorne as atividades do departamento amador.
Transferências para outros clubes
Somente do elenco que encerrou o Estadual Juvenil de 2019, são sete os jogadores encaminhados pelo Pinheiros. Além de Diego, Theylor e Luís Fernando, que foram para o Juventude, o Pinheiros encaminhou mais quatro atletas para outros clubes.
Para o Ypiranga, de Erechim, o Pinheiros encaminhou, no início desta temporada, três jogadores. O atacante Gabriel Machado, 18 anos, de Montenegro, e o ala esquerdo João Vítor, 18 anos, de Caxias do Sul, além do meia-atacante Allen, também 18 anos, de Triunfo, um dos destaques das últimas três temporadas do alvi-verde e que, inclusive, foi o artilheiro do time no Estadual do ano passado, com sete gols.
Outro que chegou no início do projeto e foi negociado pelo Pinheiros é o atacante Krigor Mateus, 18 anos, de Caxias do Sul, que, em setembro de 2019, foi para o Hercilio Luz, de Tubarão, Santa Catarina. Neste ano, durante a pandemia, Krigor transferiu-se para o Bétis, de Ouro Branco, Minas Gerais, clube que disputa a segunda divisão daquele estado.
Além dos sete jogadores que fizeram parte do elenco do Pinheiros no ano passado, desde que teve início este projeto, o alvi-verde encaminhou outros dois atletas para clubes do Nordeste. De Altamira, Pará, o atacante Akson Gabriel, esteve no Pinheiros em 2018 e, no ano passado, voltou à terra natal, sendo encaminhado ao Paysandu. Por lá atuou toda a temporada passada. Contudo, no início deste ano ficou sem contrato e, no momento, está sem clube. O zagueiro Luan Bender, 19 anos, de Arroio do Meio, que atuou pelo Pinheiros em 2018, no ano passado, foi encaminhado ao Santa Cruz, de Recife, onde permaneceu até o início deste ano. No momento, está sem clube.
Juvenil do Pinheiros liberado para treinamentos coletivos
O Pinheiros ficou impossibilitado de ter atividades presenciais de março a junho, devido à pandemia de coronavírus. No final de maio, após reuniões e apresentação de um protocolo, o Pinheiros teve autorizada a volta das atividades presenciais, contudo, seguindo uma série de restrições e podendo apenas ter treinos físicos.
No último dia 19, o Pinheiros foi beneficiado com a liberação das atividades de quadras esportivas para jogos coletivos amadores, o que permite ao clube realizar os treinamentos coletivos, mais uma vez, seguindo várias exigências dos órgãos de Saúde.
O Pinheiros pretende disputar em 2020 o Estadual Juvenil da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), porém, devido à pandemia, não há data prevista para o início da competição.