Na próxima segunda-feira, 31 de agosto, inicia o prazo para as convenções partidárias, que definirão os pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores de 2020. O período esgota-se na quarta-feira, 16 de setembro, e a tendência é que a maioria das siglas realize o ato nos últimos dias. As convenções devem ser realizadas de forma online neste ano, em função da pandemia de coronavírus.
O PDT, que deve confirmar o atual vice-prefeito André Brito como pré-candidato ao Executivo em 2020, pretende realizar sua convenção na sexta-feira, 12 de setembro. Mas, segundo o presidente da sigla, José Harry, a data ainda não está confirmada. A parceria com o Partido dos Trabalhadores deve ser mantida pela terceira eleição consecutiva, mas o PT também não definiu a data de sua convenção. A presidente do partido, Ana Paula Arnt, disse que o ato deve ocorrer antes do dia 15 de setembro, mas a sigla ainda não definiu seu nome à majoritária, que deve ser o candidato a vice de André Brito. Muitos integrantes do partido já foram cogitados para a candidatura, como os empresários, Adelso Costa e Maicon Costa, a ex-coordenadora de Educação, Ana Paula Arnt, os ex-vereadores e coordenadores de secretarias, Luís Porto e Régis Amaral, os vereadores Ramon de Jesus e Leandro Mariante, e o advogado Tiago Porto.
Já o PSDB definiu a data da sua convenção , que será exatamente no último dia do prazo, 16 de setembro. “Estamos buscando oficialmente todos os partidos de ideais de centro-direita até domingo. O PSDB está disposto a integrar a chapa majoritária, em qualquer posição, unindo os partidos de oposição ao atual modelo”, disse o presidente da sigla, João Batista Pereira.
Seguindo os ideais de centro-direita a que o tucano se referiu, estão os Progressistas, que ainda não definiram a data da convenção. A sigla também esteve na mira do PDT, conforme conversas divulgadas em maio, mas sua coligação para as eleições de 2020 segue um mistério. O partido tem nomes para a majoritária, entre eles o ex-vereador pedetista, Aldo Gregory. Filiado recentemente ao Progressista, apareceu na última semana na rede social Instagram, com o perfil @aldo.gregory.pre.candidato.pp. O Mistura Fina acredita que pode ser o início de uma caminhada visando à majoritária, embora o PP ainda não tenha divulgado seu candidato. O vereador Tio Nei, outro recém filiado ao PP, também manifestou interesse na candidatura.
Outro mistério é quanto à participação do MDB no pleito. O partido apoiou Maneco (PT) e André (PDT) na eleição de 2012, mas esteve ao lado de Cláudio Martins (PSDB) e João Batista (PSDB) em 2016. O presidente da sigla, Roberto Guimarães, disse que o MDB deve definir sua participação na eleição deste ano até o próximo domingo. Ainda não há data para a convenção.
À frente da Famurs, Maneco fortalece diálogo na busca por solução para os municípios
O prefeito Maneco, que assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em 8 de julho de 2020, tem se reunido com prefeitos e presidentes de associações regionais de municípios com frequência. Ele busca fortalecer o diálogo com as regiões na busca de soluções necessárias.
Uma delas foi o novo modelo de distanciamento controlado, que prevê gestão compartilhada entre Estado e associações regionais. Maneco Hassen foi um dos responsáveis pela mudança, que possibilita maior participação dos municípios na tomada de decisões do Executivo e contribuiu para a reabertura do comércio não essencial e restaurantes em regiões de bandeira vermelha. “O antigo modelo havia perdido credibilidade para grande parte da população, inclusive com prefeitos adotando ações individuais. Porém, precisamos que a população siga cumprindo as medidas de higiene e distanciamento social. Do contrário, nenhuma bandeira será suficiente”, considerou o presidente da Famurs.
Maneco também se reuniu com prefeitos e presidentes de associações da fronteira oeste, do sudoeste do estado, da região carbonífera, Vale do Taquari , entre outros, para tratar de demandas regionais , como prejuízo das cheias, valorização do patrimônio fronteiriço do pampa gaúcho. O objetivo de Maneco é visitar as 27 regiões do estado durante seu mandato.
A parceria institucional também foi fortalecida com o Ministério Público. Ao lado do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, foi reforçado o pedido de que os órgãos de segurança pública do estado passem a atuar também na fiscalização para cumprimento do distanciamento controlado. Maneco também intermediou encontro do Ministério Público com os presidentes das associações regionais, para esclarecer dúvidas dos gestores gaúchos. A Escola de Gestão Pública, da Famurs, também passou a ofertar cursos à distância, e em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, promoveu qualificações para aprimorar o trabalho dos servidores municipais na área da saúde e educação, que estão entre as mais afetadas pela pandemia.
Outra ação da gestão Maneco, foi o lançamento da cartilha de compras públicas da agricultura familiar, com objetivo de contribuir com o alcance das políticas públicas para a compra de alimentos repassados ao Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Maneco também seguiu na defesa da principal pauta da Famurs, a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 391/2017, que prevê o aumento de 1% nos repasses de tributos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O presidente da Federação participou de videoconferência sobre o assunto com o coordenador da bancada gaúcha no Congresso, Giovani Cherini.
Tio Nei se lança como pré-candidato ao Executivo
Na sessão da Câmara da última terça-feira, o vereador Tio Nei (PP) disse que se lançou, junto à diretoria do Progressista, para ser pré-candidato a vice-prefeito. “Já estamos no segundo mandato de vereador e pelo conhecimento que tenho em administração, haja vista as pesquisas que estão aí rodando, também coloquei nosso nome como pré-candidato”, disse.
O colega vereador Leandro Mariante (PT) parabenizou Nei pela decisão e disse que também queria ver Ramon (PT) de candidato a vice de André Brito (PDT). “Acho que esse é o caminho, construir uma base sólida e avançar. Todos nós que estamos aqui temos a possibilidade, sim, de vislumbrar um cargo no Executivo”, opinou Mariante.
Valdir Trindade deve ser candidato a vereador
O ex-integrante do Partido Verde (PV), pelo qual foi duas vezes candidato a prefeito e uma a deputado, Valdir Trindade, está agora no Progressista. Ele conversou com o Mistura Fina nesta semana e relatou que disputará a eleição de 2020, provavelmente como vereador. “Estou pronto para o que vier”, disse.
Paulo Garcia ganhou alta hospitalar
O ex-vereador Paulo Garcia (MDB), atual secretário de Planejamento e Serviços Urbanos de Gravataí, deixou a Santa Casa na tarde da última quarta-feira. Ele estava hospitalizado desde a semana passada em função da Covid-19. O taquariense segue em tratamento em sua casa, junto da esposa Renata, que também testou positivo para o coronavírus.